Ruchaka yoga

cesar

Prosseguimos a descrição dos yogas que constituem os Pancha Mahapususha yogas,  ou yogas que revelam o máximo expoente  de uma faceta humana, hoje com o yoga dedicado a Marte.

Este yoga forma-se quando Marte está colocado numa casa kendra e, simultaneamente, ocupa o próprio signo Carneiro ou Escorpião) ou o signo de exaltação, Capricórnio. Este yoga pode ocorrer na 1ª casa  para os signos Ascendentes Carneiro, Escorpião ou Capricórnio; na 4ª casa  para os signos Ascendentes Leão, Balança e Capricórnio; na 7ª casa para os signos Ascendentes Touro, Caranguejo e Balança; na 10ª casa para os signos  Ascendentes Carneiro, Caranguejo e Aquário. Este yoga não pode ocorrer para os signos Ascendentes mutáveis.

Este yoga dá uma constituição física forte e robusta, uma vida longa, força e coragem. O nativo é também capaz de destruir os inimigos, um líder natural, amante da luta e da competição e capaz de galvanizar o interesse das massas  que o seguem e obedecem ao seu comando. Esta pessoa goza ainda de fama, riqueza e prosperidade. Este nativo torna-se chefe militar ou semelhante, saindo vitorioso de todos os confrontos. Este yoga também faz com que os significados gerais de Marte frutifiquem: assim, o nativo ganha propriedade de terras, dinheiro, pode obter ganhos a partir da agricultura; os irmãos serão fonte de alegria na sua vida. Os filhos também lhe darão felicidade. O  seu temperamento é valoroso, orgulhoso, cheio de confiança em si mesmo e vitorioso. Os textos antigos dizem que este nativo, seja qual for o seu ponto de partida, ascende e torna-se «como um rei», dono de considerável força física e respeitador das tradições.

V. Raman, na obra 300 Hundred Important Yogas atribui também outras características a este yoga, dada a natureza maléfica de Marte: o autor chama a atenção, de facto, para a particularidade de serem raros os casos em que os Pancha Mahapusuha yogas de que faz parte este Ruchaka yoga, se manifestam com todo o seu poder. E, na verdade, temos que admitir que este autor tem razão pois, se estes 5 yogas revelam os «5 grandes tipos de homens», poucas pessoas na massa da humanidade se destacam pela elevação das características plenas destes yogas. Na verdade, tanto a casa onde está Marte como o planeta têm que estar fortes e sem qualquer associação com planetas maléficos, o que não acontece com frequência. Assim, vemos este yoga aparecer no horóscopo de homens que atingiram o topo do poder e da autoridade, vindos de um estrato social pouco favorecido, mas que conseguiram a sua notoriedade usando métodos vis e maléficos, como é o caso de Hitler, que tinha este yoga na 7ª casa. Assim, este yoga pode manifestar-se com toda a sua força e de forma negativa, como no exemplo referido ou como em alguns outros casos em que a pessoa com o yoga se tornou «chefe de malfeitores ou ladrões». E, como nota B. V. Raman, o yoga pode estar presente nominalmente mas, na prática, não funcionar, devido à associação com planetas maléficos.

Este yoga encontra-se em muitos horóscopos de desportistas, sendo a força física um dos seus efeitos mais evidentes. Também se encontra nos lideres militares, pois torna a pessoa marcial, combativa, agressiva embora «patriótica», um «grande comandante».  Esta pessoa pode também alcançar grande sucesso no mundo da política e dos negócios , que são atividades altamente competitivas.

Leave a Reply