Vasi yoga

alcm

Este é o yoga complementar do yoga apresentado num artigo anterior, Vesi yoga, sendo por isso também um yoga «tesoura» do Sol . Este yoga forma-se quando  um ou mais planetas ocupam a 12ª casa a partir do Sol, à exceção da Lua e dos nodos- Rahu e Ketu. (isto significa que, se algum destes estiver na 12ª casa a partir do sol, o yoga não se forma).

Quanto aos resultados, estes dependem da natureza benéfica ou maléfica dos planetas considerados, da sua força e da força do Sol.  Assim, planetas benéficos na 12ª casa em relação ao Sol tornam o nativo virtuoso e inteligente, com capacidades de comunicação e uma atitude de sabedoria. Este yoga produz uma boa voz, excelente memória, robustez física. Permite também que o nativo tenha uma vida familiar feliz e  próspera e obtenha os favores das classes dirigentes.  Se o (s) planeta (s)  colocados na 12ª casa a partir do Sol tiver(em) natureza maléfica, é de esperar que o nativo tenha uma  personalidade egoísta e  que enfrente dificuldades na vida, podendo ter que se deslocar para terras distantes do lugar onde nasceu. Será difícil receber a simpatia dos outros devido à atitude pouco amigável do nativo.  Planetas benéficos formando o yoga permitem que  o nativo tenha um bom começo de vida, uma mente aberta , uma disposição feliz e generosidade de coração. O contrário acontece quando os planetas são maléficos, caso  em que  o nativo pode ser malévolo. Tal como acontece com o Vesi Yoga, também no Vasi yoga há duas variantes, conforme  a natureza maléfica ou benéfica dos planetas. Assim, quando os planetas que formam o yoga (colocados na 12ª casa) têm natureza benéfica, este designa-se por subh – Vasi . Segundo a tradição, a presença do subh – Vasi yoga torna a pessoa rica, famosa, eloquente, arguta , com uma excelente memória, robustez física, verdadeira, com uma boa posição na administração e  também favorece o seu desenvolvimento espiritual. Pelo contrário, quando os planetas envolvidos têm natureza maléfica, o yoga designa-se por Papa- Vasi. Neste  caso o yoga produz inclinação para a mentira, aparência pouco bonita, tendência para atitudes cruéis e obriga a muitas lutas na vida para ganhar o sustento.

Um texto clássico da Astrologia Jyotish, Mansagari, da autoria de Harji, atribui resultados mistos a este yoga, de acordo com a natureza dos planetas envolvidos: Assim , a presença de Marte na 12ª casa em relação ao Sol torna o nativo generoso, fazendo o bem aos outros, inclinado para as ciências, mas inimigo da mãe; Mercúrio dá uma memória excelente, boa educação, mas não alcança  riqueza e pode indicar saúde frágil se  estiver fraco ou aflito; Júpiter torna a pessoa sábia e reconhecida pelos outros e rico  mas avarento; Quando o planeta é Vénus a pessoa é servil, trabalha para o governo, obtém os favores das elites , é energética mas também inclinada para a luxúria e a crueldade; Quando o planeta é Saturno a pessoa tem bom coração, é madura na aparência mas também  anda sempre cansada e à procura de envolvimento com o cônjuge dos outros.

A posição por casa  a contar do Ascendente, do Sol e dos planetas que formam o Vasi yoga é muito importante para prever os possíveis efeitos deste yoga ,  não produzindo bons resultados se o yoga  cair em casas maléficas.

4 thoughts on “Vasi yoga”

  1. Fiz meu mapa no Jagannatha Hora e meu ascendente deu virgem aos 29º 53 devo considera-lo virgem ou balança,e complementando sei a hora e minuto de nascimento mas não os segundos

    1. No seu caso é difícil saber com certeza qual o seu Ascendente porque não sabe a hora exata. Lembre-se de que a cada 4 minutos avança um grau no Zodíaco. Assim, saberá se é Virgem ou Balança. De qualquer modo, o seu horóscopo é um daqueles que pode apresentar alguns problemas na interpretação dos efeitos dos planetas. Pode ler sobre isto no artigo seguinte: http://wp.me/p4t1oq-Yx

      1. O mais estranho é que,segundo eu li em outros posts seus mais antigos,a astrologia védica corresponde a menos 23 graus e 9 minutos a astrologia ocidental e,segundo a astrologia ocidental meu ascendente é balança a 23 graus e 43 minutos subtraindo,na astrologia védica meu ascendente deveria estar a 0 graus e 34 minutos no próprio signo, o que pode ter dado errado?

Leave a Reply