Vesi Yoga

aris

Este yoga forma-se quando  existem planetas colocados na 2ª casa a partir do Sol, à exceção da Lua e dos nodos- Rahu e Ketu.  Esta designação do yoga é, no entanto, geral, pois o yoga adota designações particulares conforme  o ou os planetas  na 2ª casa a seguir ao Sol são benéficos ou maléficos. Assim, se os planetas em causa forem maléficos, o yoga chama-se papavesi;  se forem benéficos, chama-se subhavesi.  A caracterização dada a seguir é para este último caso.

Os efeitos deste yoga revelam uma pessoa afortunada, feliz, virtuosa, famosa e aristocrática. Os significados representados pela 2ª casa também se fazem sentir nos efeitos do yoga: a tradição refere que a pessoa com este yoga será alta, terá excelente memória, será respeitadora da palavra dada, será trabalhadora, atraente e determinada . Este yoga favorece a profissão e a sorte nesta área e o nativo aplica boa parte do seu esforço a competir para alcançar o sucesso na profissão; é determinado, feliz, estimado pelos seus próximos, a estrutura do corpo é esguia e indolente nos movimentos, tendendo a curvar-se; Será comedido nos gastos, conseguindo acumular riqueza.

Os efeitos do yoga Vesi dependem da força do Sol e da natureza dos planetas que ocupam a 2ª casa a partir do Sol, como referimos. Na sua obra 300 Importantes Yogas, B. V. Raman chama a atenção para  uma das configurações mais fortes deste yoga: para o Ascendente Caranguejo, a colocação  do Sol na 10ª casa, no signo de exaltação e, por ex., de Vénus na 11ª casa (2ª a partir do Sol), no próprio signo, não havendo aflições a estas casas nem aos planetas envolvidos, produz uma combinação muito forte e poderosa, descontando-se embora o facto de Vénus e  o Sol serem inimigos naturais. Apesar dessa circunstância, resultados poderosos acontecem no período dahsa/subperíodo dos dois planetas envolvidos. Esses resultados são produzidos de acordo com os significados dos planetas envolvidos e das casas em que ocorre o yoga: quando Júpiter está na 2ª casa a partir do Sol o nativo acumulará riqueza, será instruído, paciente e terá uma natureza generosa e verdadeira; quando Vénus está na 2ª casa a partir do Sol a pessoa será tímida, mover-se-á com gestos  graciosos , será encantadora  e diligente; quando Mercúrio está colocado na 2ª casa a partir do Sol o nativo será atraente, terá modos delicados ao falar e talento natural para persuadir  e manipular; quando Marte está  aí colocado o nativo usará de meios pouco escrupulosos , entra continuamente em lutas devido à natureza competitiva mas também ajudará outros e será versado nas tecnologias, sendo um gestor muito eficiente; se for Saturno aí colocado o nativo terá um talento  natural para os negócios, competindo com os outros pelo sucesso e terá uma aparência mais velha do que a sua idade. Acumulará riqueza, que é  um ponto focal do seu máximo interesse.

Outras fontes referem que, quando os planetas na 2ª casa são maléficos, a pessoa será desprovida de riqueza e terá um rosto pouco atraente. Pode ser manipuladora e ter uma mente malévola. Segundo Saravali, quando Marte ocupa a 2ª casa  a seguir ao Sol, o nativo tem uma  vontade forte, uma mente lógica e determinada na gestão de todos os aspetos da vida, com uma abordagem fria e prática de  todos os assuntos. As suas qualidades tonam-nos notado pelos outros.

Porém, muitas vezes  não é tão fácil interpretar os resultados do yoga pois, para além de um planeta benéfico, podemos encontrar outro de natureza maléfica conjunto com o de natureza benéfica e  a influência do planeta maléfico pode alterar completamente os resultados do yoga.

Leave a Reply