Bharathi Yoga

han

Este é mais um yoga relacionado com  a colocação na Navamsa. Forma-se quando os regentes do navamsa onde se encontram colocados os planetas que regem a 2ª, a 5ª e a 11ª casas  estão exaltados e combinados com o regente da 9ª casa. Assim, precisamos de olhar para o signo e o grau em que estão colocados  os regentes da 2ª, 5ª e 11ª casas e consultar a tabela navamsa  que disponibilizamos aos leitores ou, em alternativa, consultamos, no software que aconselhámos- Jaganatha Hora- a colocação de cada planeta na divisão navamsa que acompanha a informação sobre a colocação dos planetas. Depois, observamos no horóscopo qual o signo onde os regentes desses navamsa estão colocados. Se estiverem no signo de exaltação e associados ao regente da 9ª casa, temos um Bharathi yoga.

Segundo a tradição, este yoga torna a pessoa mundialmente famosa, instruída, academicamente bem sucedida e reputada, amante  de música, com inclinação espiritual ou religiosa e muito elegante e atraente , com «olhos enfeitiçantes». A pessoa adquirirá bens imóveis, terá felicidade vinda dos filhos e da mãe, uma vida doméstica feliz, ganhará as competições em que se envolver, terá sorte nos investimentos.

Como faz notar B. V. Raman, na obra 300 Hundred Important Yogas, será difícil encontrar o regente da 9ª casa em conjunção com os regentes navamsa da 2ª , 5ª e 9ª casas por isso, na verdade, o yoga Bharathi está presente em 3 configurações possíveis:

  1. O regente do navamsa onde está colocado o regente da 2ª casa está no signo de exaltação e em conjunção com o regente da 9ª casa;
  2. O regente do navamsa onde está colocado o regente da 5ª casa está no signo de exaltação e em conjunção com o regente da 9ª casa;
  3. O regente do navamsa onde está colocado o regente da 11ª casa está no signo de exaltação e em conjunção com o regente da 9ª casa.

O Bharathi yoga não é muito comum. Encontrámos  porém uma outra formulação  possível para este yoga que diz que o yoga  também se forma quando o regente do navamsa  onde está colocado o regente da 2ª, da 5ª ou da 11ª é também o regente da 9ª casa.

Encontrámos ainda referência a este yoga  apenas com as duas primeiras possibilidades enunciadas, não considerando a 3ª, isto é, a formação do yoga envolvendo o regente da 11ª casa. Esta formulação do yoga tem em conta apenas os aspetos de crescimento e aprendizagem espiritual que este yoga envolve e rejeita a associação mundana  com os aspetos comuns e materiais da existência.  Embora possamos aceitar os princípios que estão por detrás desta escolha, parece-nos difícil ignorar que, ao estarmos encarnados no plano terreno, ignoremos esta faceta da nossa vida e as suas necessidades ou  desejos. Somos seres vivendo num corpo físico aqui na Terra e, se não somos apenas estes corpos, também é verdade que não podemos ser puros espíritos, precisando pois de harmonizar os objetivos espirituais de crescimento com a satisfação das necessidades terrenas e também, porque não, de uma vida confortável no plano terreno. Assim, parece-nos mais adequado considerar as três possibilidades do yoga.

O yoga manifestará os seus efeitos durante o período dasha-antardasha  dos planetas envolvidos ou, em menor escala, quando esses planetas transitam pela sua posição natal.  Teremos ainda que ter em atenção que a existência de yogas negativos mais fortes no horóscopo poderá deixar inativo este yoga, não se notando os seus efeitos.

4 thoughts on “Bharathi Yoga”

  1. É verdade que os planetas regentes do dia do nascimento do nativo influenciam no seu comportamento e físico? Como por exemplo sexta é regido por Vênus e o nativo pode ser mais bonito ou se ele nasceu em um dia de sábado que é um dia regido por Saturno adquirir uma personalidade fria?

    1. Nunca explorámos esse tema mas duvidamos seriamente de que isso se verifique. Já quanto aos Nakshatras é outra conversa, estes influenciam bastante a aparência física, nomeadamente o da Lua ou «estrela de nascimento».

  2. Olá, eu queria tirar uma duvida, eu tenho venus na casa 10 e marte tambem na casa 10, o que significa isso?

Leave a Reply