Bheri yoga

azc

O Bheri yoga é um dos yogas de fortuna, encontrando-se várias formulações para o mesmo. Damos em primeiro lugar a que é referida por B.V. Raman em  Three Hundred Important Combinations que afirma que o yoga se  forma quando Vénus, o regente do Ascendente  e Júpiter estão em casas kendra mútuas (isto é, quando estão na mesma casa ou separados por 4, 7 ou 10 casas) e o regente da 9ª casa está poderosamente colocado.

Uma outra formulação considera que este yoga se forma  quando Vénus e Mercúrio estão em conjunção no Ascendente, ou estão separados por  2, 7 ou 12 casas  em qualquer signo, ao mesmo tempo que o regente da 10ª casa está forte.

Uma outra formulação do yoga Bheri afirma que este yoga se forma quando o regente da 9ª casa é forte e todos os  planetas estão colocados no Ascendente, na 2ª, 7ª ou 12ª casa.

Encontrámos ainda uma outra variação do yoga: Vénus é o regente do Ascendente e está colocado numa casa kendra em relação a Júpiter (mesma casa ou 4,7, ou 10 casas separados) e ao mesmo tempo o regente da 9ª casa é forte. Nesta formulação do yoga, o mesmo só pode ocorrer para os Ascendentes Touro e Balança pois só neste caso Vénus pode ser o regente do Ascendente. Suscita-nos muitas dúvidas  esta formulação, porque  Vénus rege duas casas maléficas, respetivamente a 6ª e a 8ª, razão pela qual se torna funcionalmente maléfico para estes Ascendentes  porque aquelas casas correspondem aos signos Mooltrikona de Vénus.  Do mesmo modo, Júpiter tem natureza funcional maléfica para o Ascendente Touro, pela regência da 8ª casa. Assim, parece-nos muito  problemática esta formulação do yoga, sobretudo quando sabemos que os planetas deverão ser benéficos para produzir os seus resultados positivos.  E, como o aspeto central do yoga apenas refere que Vénus e Júpiter devem estar em «kendras mútuas»., podendo no entanto estar colocados em qualquer casa , incluindo as maléficas, é claro que , neste último caso, os resultados só podem ser negativos. Consideramos por isso esta formulação do yoga Bheri como desinteressante e contraditória e ficamo-nos pelas duas outras anteriores.

Este yoga produz riqueza vinda de várias fontes de rendimento, uma vida longa, uma posição de liderança na vida, saúde e forte proteção contra a doença; uma alma espiritual e uma personalidade generosa, felicidade com o cônjuge e os filhos. Assim, os nativos que têm este yoga terão uma vida feliz e cheia de conforto. A pessoa atinge um status muito elevado em termos sociais, será dona de terras, terá a ajuda dos familiares e uma prosperidade financeira sempre a crescer. Pode ser famosa embora sem perder a sua natureza virtuosa.  Este yoga indica muitas vezes uma pessoa que alcança muito poder no plano político. Também permite obter rendimentos de várias fontes. Porém, apesar da prosperidade material, estes nativos mantêm uma natureza espiritual e uma conduta reta, bem como uma excelente reputação.

Leave a Reply