Chapa Yoga

cha

O Chapa yoga forma-se quando o regente do Ascendente está exaltado e os regentes da 4ª e da 10ª casas estão em receção mútua.   Os resultados do yoga dizem que a pessoa será influente, cheia de força e com  controlo sobre dinheiro, estando ligada a uma profissão em que gere o dinheiro de outros.  Segundo B. V. Raman, mais do que tornar a  pessoa rica, este yoga faz com que ela tenha acesso e controlo sobre o dinheiro de outros.

Esta é a definição do yoga dada pelo investigador B. V. Raman mas  encontrámos outras formulações que integram este yoga entre os Naabhasa yogas: o yoga forma-se quando há planetas colocados na 6ª, 7ª e 8ª casas. E, como esses planetas podem ser benéficos ou maléficos, este yoga aparece classificado em 3 tipos : Paap Adhi Yoga, Subha Adhi Yoga ou  Adhi Yoga misto de acordo com a natureza benéfica, maléfica ou mista dos planetas envolvidos. Este é considerado por muitos um yoga poderoso, comparável aos Raj yogas , podendo os seus resultados ser bons ou maus, de acordo com a natureza benéfica ou maléfica dos planetas colocados nestas casas.  Quando os planetas aí colocados são benéficos, a pessoa sai vitoriosa contra todos os inimigos e fica livre de doenças (efeitos da 6ª casa);  terá o apoio de pessoas de levada posição social e autoridade e uma vida conjugal feliz e longa (efeitos da 7ª casa); terá também uma vida longa, sem dívidas e sem sofrer reviravoltas e fracassos (efeitos da 8ª casa). Como resultado destas 3 casas combinadas, o nativo terá uma excelente reputação, será popular, respeitado e ganhará riqueza. Esta variação do yoga tem o nome de Subha Adhi yoga.  Paap Adhi yoga dá efeitos opostos a estes, envolvendo planetas maléficos. O yoga de efeitos mistos, com o nome de Adhi yoga misto, faz experienciar efeitos maléficos e  benéficos nas várias casas de acordo com a configuração dos planetas presentes nas casas referidas.

Uma outra configuração deste yoga afirma que este se forma quando os planetas estão colocados  da 10ª casa até à 4ª, ocupando as 7 casas do horóscopo entre estas casas. Esta é a definição dada pelo sábio Parashara na obra  Hora Shastra. E, segundo este antigo sábio, este yoga produz uma pessoa mentirosa e que guarda segredos, um ladrão, que não terá sorte mas será feliz na parte média da vida.  Na obra How to Be a Vedic Astrologer de G. Roy,  o autor mantém  a opinião de Parashara, de que os nativos que têm esta configuração no horóscopo são ladrões profissionais, desprezados socialmente . Segundo o mesmo autor, o yoga também se forma quando o nativo tem o Sol no signo Aquário, Marte colocado no signo de Carneiro,  e Júpiter colocado no próprio signo. Esta combinação faz da pessoa um viajante contínuo.

Este é um yoga no qual existem efeitos e combinações bastante diferentes, conforme se inclui ou não entre os Naabhasa yogas, de modo que se torna difícil   ter uma ideia uniforme do que é efetivamente  um Chapa yoga. Pensamos que a formulação que demos em primeiro lugar, e referida por B. V. Raman, na obra 300 Hundred Important Yogas é formalmente mais consistente com a sua caracterização como um yoga de poder mas  não podemos deixar de lado a posição do grande sábio da Jyotish, Parashara, e deixamos as restantes formulações para informação dos nossos leitores. Um saber milenar como é a Astrologia Jyotish é necessariamente multifacetado e nem sempre harmonizável.

2 thoughts on “Chapa Yoga”

  1. Poderia fazer artigos explicando mais sobre os asteroides como Vesta, Chiron, roda da fortuna como fez com meti e rahu? Ou eles não têm importância? Procurei em vários sites e nenhum define eles bem.

    1. Esses asteróides são habitualmente considerados pela Astrologia ocidental, na Jyotish não têm lugar. Mas podemos aconselhar um excelente site da Astrologia ocidental que tem artigos e astrólogos que têm abordado os asteróides: http://www.astro.com (astrodienst). Note no entanto que a Astrologia Jyotish tem outros meios muito eficazes de fazer previsões e que lhe são únicos, não precisando de fazer menção das descobertas astronómicas mais recentes. Mas como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar , a leitora deverá gostar desse site (passe a publicidade, é realmente muito bom para essa outra forma de Astrologia.)

Leave a Reply