Divisões do Horóscopo #6- Casas Trik ou Dusthana

hard

As Casas Trik  ou Dusthana são as casas mais desfavoráveis do horóscopo e são a 6ª, a 8ª e a 12ª casas. Planetas aqui colocados, salvo raras exceções, falham em produzir bons resultados.

A 6ª casa representa a doença aguda, as feridas, as dívidas, os acidentes, as litigações, os vícios, a má reputação ou má fama, os desapontamentos, o desequilíbrio mental, a má sorte relacionada com as crianças e os irmãos. Esta é também uma casa upachaya e, por isso, as dificuldades que são indicadas por esta casa podem melhorar através do esforço do nativo e com o passar do tempo.  Assim, Marte, por ex., dá bons resultados nesta casa embora relacionados com muita luta.  Apesar disso, também há significados positivos para as casas trik. Em relação à 6ª casa, ela também significa a saúde, o sistema digestivo, os desportos, os ganhos nas competições.

O signo que «cai» na 6ª casa indica a parte do corpo que tem maior propensão para ficar doente ou apresentar problemas. E, se houver algum planeta aí colocado, uma vez que cada planeta também tem afinidade com alguma parte do corpo, essa parte do corpo tende a dar problemas na saúde do nativo.

A 8ª casa  representa a longevidade, a doença crónica, a natureza da morte, desgraças e reviravoltas, mudanças súbitas, perigos para a vida, perdas súbitas, fracassos, etc. Também simboliza os legados e heranças, pelo lado positivo, e a sabedoria, os órgãos sexuais, o oculto, os ganhos inesperados e a riqueza do parceiro/cônjuge.  A colocação de planetas maléficos na 8ª casa pode indicar morte não natural do nativo, o mesmo acontecendo se existirem aspetos de planetas maléficos para a 8ª casa. Caso existam aspetos de planetas benéficos, então isso indica que a pessoa morrerá de morte natural. Esta casa também mostra se o nativo morrerá antes de tempo normal, descrevendo a natureza dessa morte e  indica se a vida será longa ou curta. Esta casa também revela se o nativo receberá presentes e se terá interesse pelo conhecimento oculto.

A 12ª casa representa perdas, despesas e extravagâncias, pecados, andar sem destino e sem saber qual é o seu propósito na vida; o que está escondido, o aprisionamento, o  confisco, a oposição. Pelo lado positivo simboliza os prazeres de cama, residência no estrangeiro, renúncia e peregrinações. Se o seu regente estiver associado com planetas maléficos, seja qual for a casa onde está colocado, a pessoa passará por períodos de grandes despesas e perdas durante o período dasha /antardasha de planeta regente desta casa. Esta casa indica se a pessoa tem capacidade para poupar dinheiro, se tem inclinação para uma vida de luxo ou para uma vida simples, se viajará /viverá em país estrangeiro e se é provável que atinja a libertação do plano material (Moksha).

A colocação do regente de uma casa trik em outra casa  destrói os bons significados da casa onde está colocado. Assim, apenas se considera que o regente de uma casa trik produz bons resultados quando está no próprio signo, ou em outra casa trik.  A colocação do regente de uma casa trik em outra  casa trik tem por efeito que os significados positivos da casa que esse planeta rege ficam prejudicados mas os efeitos negativos são mitigados.

Quando o regente de uma casa trik também rege uma casa trikona ou uma casa kendra   os maus efeitos são muito atenuados. No entanto, quando o regente de uma casa trik está colocado numa casa trikona ou kendra, os seus significados melhoram significativamente, desde que o regente da casa onde está colocado não sofra qualquer aflição e esteja bem colocado (embora alguns maus efeitos se mantenham). Mas os significados positivos da casa que recebe este regente ficam danificados irremediavelmente. Em compensação, os efeitos negativos dessa casa também são atenuados. A receção mútua entre dois regentes de casas trik produz um efeito ainda mais claro, mitigando os maus efeitos das duas casas envolvidas e forma o Vipareeta Raj Yoga

Deste modo, as casas trik podem afetar o horóscopo de duas formas: pela colocação dos seus regentes em outras casas, prejudicando os significados destas; pela colocação dos regentes das outras casas nas casas trik. Mas  a análise dos efeitos no horóscopo deve ter em conta se  o regente da casa trik é um planeta benéfico ou maléfico natural e se o regente da casa trik colocado numa outra casa é amigo ou inimigo do regente dessa casa. Desta forma, podemos calcular que, se Vénus, que é um planeta natural benéfico, é regente de uma casa trik, os seus efeitos maléficos são parcialmente atenuados; porém, se Marte ou Saturno, que são planetas maléficos naturais, são simultaneamente regentes de uma casa trik, o seu poder maléfico para fazer mal fica aumentado. A colocação do regente de uma casa  Trik numa casa kendra ou trikona afeta adversamente os significados dessa casa e também dos significados karaka dos planetas aí colocados.

  1. Charak, na obra Elements of Vedic Astrology afirma que os períodos dasha/antardhasa dos regentes das casas trik causam problemas de saúde, o mesmo sucedendo com os planetas colocados nestas casas, que causam doenças crónicas que se intensificam durante os períodos destes planetas.  Porém, antes de efetuar previsões sobre os efeitos destas casas e dos seus regentes, devemos ver onde está colocado o regente de cada uma dessas casas, a sua força, se recebe aspetos benéficos ou maléficos e se existem planetas colocados nas casas trik e qual a natureza destes.

Deixe um comentário