Gauri Yoga

boa

Para compreender este yoga, os leitores devem entender o  conceito de navamsa– divisão em nove partes- da Astrologia Jyotish. O software especializado de Astrologia Jyotish,  (incluindo o programa gratuito Jaganatha Hora  que recomendamos aos leitores) apresentam em cada cálculo do horóscopo a tabela com a colocação de cada planeta e do Ascendente no navamsa respetivo, que dá origem à carta divisional Navamsa. É assim fácil encontrar o regente do navamsa de qualquer  posição  dos planetas nos signos. Publicámos oportunamente uma tabela  na qual estão as divisões navamsa para  todas as porções de todos os signos e que os leitores podem consultar aqui.

Este yoga forma-se quando o regente do navamsa no qual  está colocado o regente da 10ª casa do horóscopo está   colocado na 10ª casa no signo de exaltação em conjunção com o regente da 10ª casa  e associados com o  regente do Ascendente.

Ou, segundo outra conceção, o yoga forma-se quando o regente da 9ª casa e a Lua estão colocados no  próprio signo ou no signo de exaltação e numa casa kendra ou trikona.

Alguns  autores  apresentam ainda uma outra configuração para o Gauri yoga: a Lua está colocada no próprio signo (Caranguejo) ou no signo de exaltação (Touro) e numa casa kendra ou trikona , recebendo o aspeto de Júpiter.

Este yoga produz excelentes qualidades de caráter, produzindo um nativo que gosta de fazer o bem e de ajudar os outros; terá filhos com  bom caráter e merecedores de elogios; o yoga dá ainda  á pessoa riqueza e propriedade de terras, influência social- dar-se-á com os poderosos da nação- e grande beleza física podendo atingir fama  e um estatuto social elevado.  Assim, este yoga confere conforto e posses materiais, respeito pelas elites sociais e boa reputação.

Segundo o autor B. V. Raman,  a opinião mantida por alguns autores clássicos , segundo a  qual este yoga produz efeitos apenas entre os 36 e os 48 anos é sem fundamento , posição com a qual concordamos. Este autor considera que a primeira formulação do yoga que damos acima é a que corresponde ao yoga em questão, não  atribuindo grande consideração às restantes. Na nossa opinião, as outras configurações também são muito relevantes, dando efeitos poderosos  que cobrem os atribuídos ao Gauri yoga, pelo que consideramos que as várias configurações  apresentada para este yoga merecem a designação atribuída. É claro que, para além de estarem no próprio signo ou no signo de exaltação, os planetas envolvidos não deverão receber o aspeto de planetas maléficos, para  que o yoga produza plenos efeitos.

Leave a Reply