Lakshmi Yoga

joi

Este é um dos yogas de abundância , de prosperidade e de riqueza. Lakshmi é o nome da deusa da fortuna e da riqueza na tradição Hindu e acredita-se que ela é capaz de dar grande riqueza, opulência e prosperidade. Este yoga forma-se quando o regente do Ascendente é forte e o regente da 9ª casa está colocado no signo de exaltação ou  no próprio signo e está colocado numa casa kendra ou trikona.

Existem outras configurações para este yoga e referimos as que B. V. Raman indica na sua obra 300 Hundred important Yogas: assim, 1) este yoga também se forma pela associação mútua  (conjunção) entre os regentes do Ascendente e da 9ª casa; 2) numa versão mais fraca da que demos em primeiro lugar, também se forma quando o regente da 9ª casa está colocado numa casa kendra ou numa casa triokona ou no signo de exaltação (e o signo de exaltação não cai nem numa casa kendra nem numa casa trikona) e o regente do Ascendente está colocado de forma poderosa; 3) Quando o regente da 9ª casa e Vénus estão colocados no próprio signo ou no signo de exaltação numa casa trikona ou kendra. Esta terceira formulação aponta para o papel de Vénus como fator que acentua a força dos regentes do Ascendente e da 9ª casa quando formam este yoga. Assim, se Vénus estiver forte, no próprio signo ou no signo de exaltação, ao mesmo tempo que a configuração do yoga está presente, o resultado é a produção de uma imensa riqueza e prosperidade, desde que Vénus esteja também numa boa casa.

Quanto aos efeitos, este yoga produz grande riqueza mas também excelentes qualidades de caráter: a pessoa é nobre e íntegra, ganha excelente reputação e é também um líder excelente. E ainda não é tudo pois este yoga também tem efeitos na aparência física, tornando o nativo elegante e atraente. A boa sorte deste yoga permite que o nativo goze todos os confortos e prazeres na vida. Este é um yoga principalmente de riqueza e, quando os planetas envolvidos estão fortes, a pessoa alcança uma riqueza digna de um rei.  Se os planetas tiverem força média a riqueza alcançada será média. Segundo alguns clássicos, este yoga também dá muitos filhos (aspeto considerado muito feliz em tempos passados) e um elevado estatuto ou posição social.

De acordo com B. V. Raman, o tipo mais forte deste yoga é o referido no ponto 3. Quanto aos outros tipos do yoga, pressupondo a associação ou o aspeto entre os regentes  do Ascendente e da 9ª casa  (desde que não ocorra na 3ª, na  6ª ou na 8ª, de acordo com este autor) produz um yoga de força média. Este yoga pode no entanto ser fortalecido se existirem outros Dhana yogas no horóscopo. A existência de um Lakshmi yoga com força total é rara mas é praticamente certo que,  num horóscopo de uma pessoa rica, uma das formulações do Lakshmi yoga está presente.  Ainda assim, mesmo quando está presente numa versão mediana, este yoga confere uma situação amplamente confortável no plano financeiro, sendo por isso considerado como um dos Dhana yogas ou yogas de riqueza.

 

Leave a Reply