MahaBhagya yoga

carr

Este é um yoga um pouco difícil de apreender para os que têm pouca experiência  com a Astrologia  Jyotish e é diferente para homens e mulheres. A palavra «MahaBhagya» quer dizer «boa fortuna». Segundo esta combinação, no horóscopo de um homem este tem que  nascer no período  diurno e  o Sol , a Lua e o Ascendente deverão estar em signos masculinos ou positivos (Carneiro, Gémeos,  Leão, Balança, Sagitário e Aquário) No horóscopo de uma mulher,  esta deverá nascer no período noturno e o Sol, a Lua e o Ascendente deverão estar em signos femininos ou negativos (Touro, Caranguejo. Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes).

Quanto aos efeitos do yoga, no caso de um homem, o yoga produz um bom caráter , um modo de ser afável e apreciado pelos outros ; o nativo  será generoso, famoso e um líder, contando também com uma boa longevidade. No caso de uma mulher, a tradição diz que ela contará com filhos que terão uma vida longa e riqueza e terá uma  conduta irrepreensível. No comentário que faz a este yoga, B.V. Raman refere, na obra 300 Important Yogas que, sendo o Ascendente, a Lua e o Sol os elementos básicos da vida humana (simbolizando respetivamente o corpo, a mente e a alma), quando o yoga se verifica a pessoa é realmente afortunada. É também atraente, e terá um coração compassivo e uma mente aberta. Pode ter  muitos e variados bens (terras e propriedades). Quanto aos diferentes efeitos em homens e mulheres, na nossa opinião não deverão ser  tidas em conta grandes diferenças pois elas parecem-nos refletir mais os valores e a mentalidade dos autores  de tempos antigos que interpretaram o yoga do que os verdadeiros efeitos. Nos dias de hoje os papeis masculinos e femininos homogeneizaram-se e não parece fazer sentido que os bons efeitos  apenas se reflitam , nas mulheres, em ter bons filhos que atingem o sucesso  e  (para elas) uma boa conduta.

Este yoga ajuda o nativo a alcançar fama , sucesso e riqueza, aumentando as possibilidades de sucesso na vida. O yoga pode formar-se nas casas kendra, trinas e na 11ª casa. Segundo a tradição, a Deusa Lakshmi protege as pessoas que nascem  com este yoga, permitindo que alcancem elevado sucesso e aumentem a sua riqueza material , conforto e acesso a itens luxuosos. O yoga não se forma com frequência e, quando aparece, o nativo tem acesso a grande riqueza e bens de luxo e conforto,  e uma vida longa e próspera- seja homem ou  mulher, acrescentamos nós.

Entre os efeitos este yoga está  assim incluída a boa aparência física ou beleza,  um parceiro de vida com excelentes qualidades, vida longa, popularidade, aumento do rendimento acumulando-se numa grande fortuna e grandes propriedades ,mansões,  e ainda o gozo de excelente reputação e prosperidade ao longo da vida.

O MahaBhagya yoga  varia em força  dependendo da colocação do Sol e da Lua nos signos e nas casas. Assim, nos casos em que o Sol e a Lua têm natureza funcional maléfica, o yoga não tem as mesmas características benéficas. Outro fator importante é que ambos, o Sol e a Lua, deverão estar fortes pois a colocação em signos positivos ou  negativos por si só é insuficiente para determinar a força do yoga. Por ex., a Lua em Escorpião está colocada num signo par, negativo ou feminino  mas também está debilitada e, por isso, o seu poder para produzir os bons efeitos deste yoga é muito diminuído. A colocação do Sol e da Lua em boas casas é outro fator importante, bem como a existência ou não de planetas maléficos ou benéficos a influenciar o Sol, o Ascendente ou a Lua. E, como temos referido em outros artigos sobre os yogas, quando o Sol e a Lua estão colocados nos signos de exaltação ou no próprio signo a força do yoga é muito maior.

Leave a Reply