Mridanga Yoga

comi

Este é mais um yoga que se forma em relação com  a divisão Navamsa. O yoga forma-se quando o regente Navamsa de um planeta exaltado está  colocado numa casa kendra  ou trina e, além disso, também está,  por sua vez, no seu signo de exaltação, próprio signo ou signo amigo , ao mesmo  tempo que o regente do Ascendente está forte.  Este é um yoga de grande sucesso. Assim, e  explicando um pouco melhor para os leitores: a primeira coisa a verificar é se há um planeta que esteja colocado no seu signo de exaltação no horóscopo. Se houver, esse planeta está num determinado grau de um signo, que corresponde , na tabela Navamsa, à regência de um determinado planeta. Consultada a tabela referida para saber qual é o planeta que rege essa divisão Navamsa, vamos ver onde é que ele se encontra colocado no horóscopo em análise. Se ele estiver também colocado no próprio signo, no signo de exaltação ou em signo amigo e ao mesmo tempo  o regente do Ascendente estiver forte, este yoga está presente. Esta é a configuração deste yoga referida pelo autor B. V. Raman, na obra Three Hundred Important Yogas.

Encontrámos  outra formulação que refere que este yoga se forma quando o regente do Ascendente é forte e está bem colocado, ao mesmo tempo que a maioria dos outros planetas está colocada no próprio signo, no  signo de exaltação, ou em casas kendra ou trikona. E não duvidamos de que os efeitos sejam os referidos para este yoga.

Uma outra variação desta formulação refere que o yoga se forma quando o Ascendente está colocado no signo de exaltação, ou no próprio signo numa casa kendra, enquanto a maioria dos outros planetas está em casas kendra em relação ao regente do Ascendente. (isto é,  quando os planetas estão separados do regente do Ascendente por 1, 4, 7 ou 10 casas).

Os efeitos deste yoga são:o nativo tem uma grande capacidade de influência, é respeitado pelos líderes e pessoas destacadas, será famoso e  é atraente. Este yoga torna a pessoa jovial e feliz, ultrapassando rapidamente as adversidades da vida. É  comparável a um Raja yoga em termos de  alcance do poder e de riqueza mas é, na nossa opinião, superior a um Raj yoga porque também assegura felicidade e alegria de viver, o que não se verifica com os Raj yogas, que podem permitir alcançar muito poder e riqueza mas não asseguram a felicidade da pessoa.

Convém lembrar, entretanto, que o poder deste yoga para produzir bons resultados depende bastante da força do  regente Navamsa onde se encontra colocado o regente do Ascendente. O facto de este ter que estar colocado no próprio signo ou no signo de exaltação  e numa casa kendra ou trina, são  componentes essenciais da força de um planeta mas também é preciso que não receba influências maléficas, por conjunção ou aspeto com planetas maléficos.

4 thoughts on “Mridanga Yoga”

  1. Bom dia,

    no navamsa tenho o ascendente em peixes e o meu jupiter esta na 5ª casa em caranguejo. Perante esta informação posso afirmar que tenho este yoga?

    As vezes não e facil depreender logo porque a avaliação de certos yogas requerem varios requisitos e as vezes fico na duvida e necessito de confirmação.

    Muito obrigada

    1. A primeira condição , que é ter um planeta no signo de exaltação, e numa casa trina/kendra confirma-se. Agora, deverá ver o grau em que se encontra Júpiter no signo de Caranguejo e, com essa informação, deve consultar a tabela navamsa referida no artigo e ver qual é o regente navamsa desse grau onde está colocado Júpiter. Depois deverá ver qual a posição desse planeta no horóscopo. Também deverá estar colocado em exaltação, próprio signo ou, mais fraco, em signo amigo e o regente do Ascendente deve estar forte.( o signo onde se encontra não chega para isso, leia por favor «fatores determinantes da força dos planetas» neste blog)

  2. Muito obrigada Gostava de ter o software que me permite aceder a essa informação mas não posso pois utilizo Mac. Tenho conhecimento de que e possivel correr o sistema windows no Mac terei de ver qual e esse programa pois quero muito aprender mais e sinto-me limitada por isso

    1. pois, a maioria dos programas são feitos para o sistema mais abrangente. É a lei do mercado a funcionar. De qualquer modo, é fantástico poder contar com um bom software gratuito, mesmo em windows. Tenha também em atenção o menu «vamos começar» neste blog que alerta para a possibilidade de ter que fazer correções à hora legal. É o único ponto negativo a apontar ao software, pelo menos para alguns países.

Leave a Reply