Pushkhala Yoga

bill

Para que este yoga se forme é necessário existirem várias condições: em  primeiro lugar o regente do signo onde está a Lua deve estar numa casa kendra ou na casa de um planeta ‘grande amigo’ e lançar aspeto para o Ascendente; em segundo lugar, a Lua deve estar em conjunção com o regente do Ascendente; em terceiro lugar, o Ascendente deve estar ocupado por um planeta poderoso.

Este é um yoga realmente forte e os  seus efeitos prometem  grande riqueza, fama, honras atribuídas  pelo governo  e pelos poderosos, alto estatuto e características do caráter que tornam a pessoa delicada e com um discurso amável. O poder do yoga é evidente pois ele  envolve o Ascendente e o seu regente e a Lua e  o planeta  dispositor desta , todos  tendo que estar fortes, não sendo assim de admirar os poderosos efeitos na vida dos nativos ,que gozarão de grande conforto e fortuna, terão uma posição de poder e de autoridade e serão estimados pelos governantes, que os protegerão. A sua vida será «semelhante à de um rei» e terão muitas pessoas a zelar pelo seu conforto.

Estas condições todas em simultâneo não são, porém, fáceis de encontrar e, segundo B. V. Raman (300 Hundred Important Yogas) pode considerar-se que o yoga está presente quando as duas primeiras condições são cumpridas mas não a terceira: quando a Lua está em conjunção com o regente do Ascendente e quando o planeta que rege o signo onde a Lua está situada está numa casa kendra e em aspeto com o Ascendente (mas não existe nenhum planeta colocado no Ascendente). É claro que o poder do yoga fica diminuído mas, na opinião deste investigador, efeitos muito poderosos na vida da pessoa são mesmo assim atingidos. Isto não admira pois a força do Ascendente e do seu regente é a base do sucesso em qualquer horóscopo e a relação entre a Lua e o regente do Ascendente é apontada, muitas vezes, como a condição para o cumprimento efetivo das promessas natais do horóscopo.

Segundo o Jataka Desha Marga, os que têm este yoga no horóscopo serão sempre protetores das terras . Saravali também confirma que o nativo será como um rei e Parashara vai no mesmo sentido, afirmando que este nativo liderará sobre a terra e terá privilégios semelhantes aos de um rei.

Tal como temos referido, há que ter em conta as condições de força e a natureza funcional dos planetas, como mostrámos num artigo anterior antes   de prever os efeitos  deste yoga. Assim, a Lua, o seu dispositor e o regente do Ascendente deverão estar fortes. Quando esta rara disposição se verifica, a pessoa vê abrir-se todas as janelas  de oportunidade para  viver uma vida digna de ser lembrada e notada.

Leave a Reply