Sreenatha yoga

cam

Este yoga forma-se quando o regente da 7ª casa está exaltado e está colocado na 10ª casa e o regente da 10ª casa está em conjunção com o regente da 9ª casa.

Os efeitos deste yoga são realmente  felizes, mas só pode ocorrer para os nativos de Sagitário, o único signo no qual  o regente da 7ª casa, Mercúrio, pode estar exaltado quando colocado na 10ª casa, que é ocupada pelo signo de  Virgem para este Ascendente. Os textos clássicos referem que as pessoas com este yoga «têm no corpo as insígnias de Vishnu», isto é, a marca da concha, roda, etc.  e que serão como deuses. Este yoga dá poder e riqueza. Esta pessoa terá também um excelente cônjuge, será amada por todos e terá uma aparência majestosa (divina) sendo também um excelente orador. Terá um caráter nobre e generoso, gozará de todos os confortos como um rei e terá uma carreira/profissão na qual exercerá grande poder.

A 7ª casa tem a ver com as parcerias (casamento e negócios), com a vida conjugal e qualidades do cônjuge e com viagens ao estrangeiro; a 10ª relaciona-se com a profissão e o rendimento/status obtido através dela, com o local de trabalho e com a reputação profissional; a 9ª casa relaciona-se com a sorte , com o estudo de temas espirituais e relacionados com culturas estrangeiras e com a espiritualidade. Assim, sempre que estas casas estão fortes no horóscopo, estas áreas de vida terão uma expressão fortemente positiva na vida da pessoa. A existência de um yoga ligando os regentes destas casas acentua esses aspetos positivos, dando-lhes uma expressão muito maior.

A ocorrência deste yoga apenas para o Ascendente Sagitário torna-o muito raro. Comentando este facto, na obra 300 Important Yogas, B. V. Raman  refere que, se ao invés da colocação obrigatória do regente da 7ª casa na 10ª no signo de exaltação se permitisse que o regente da 7ª casa estivesse exaltado e em aspeto  com a 10ª casa, este yoga poderia estender-se a mais dois signos Ascendentes, Caranguejo e Balança. Porém, o autor confessa não dispor de dados da  sua experiência que possam garantir que, nestas últimas condições, o yoga estaria presente.

Encontrámos, no entanto , algumas opiniões de astrólogos védicos que consideram não ser absolutamente necessário que o regente da 7ª casa deva estar no signo de exaltação, podendo estar colocado na 10ª casa num outro signo. Acrescentam porém que todos os planetas envolvidos- o regente da 7ª, da 9ª e da 10ª casas devem  ter uma natureza benéfica funcional para o Ascendente em causa. A  não existência de aspetos lançados por planetas maléficos para estes regentes  é outra condição para que o yoga esteja presente sendo, é claro, também indispensável que os planetas em causa sejam fortes. Um último fator a considerar é o de ter em conta os planetas a quem calha a regência das casas pois cada planeta tem significados próprios que são diferentes : por ex., o Sol na 10ª casa terá efeitos diferentes de Saturno, etc..

Assim, nesta versão «light» do yoga Sreenatha, a previsão dos efeitos do yoga deverá ter em conta a força global do horóscopo e a existência de outros yogas positivos que permitam a frutificação deste yoga durante o período dasha dos regentes das casas envolvidas no yoga ou no subperíodo de um outro dasha favorável.

4 thoughts on “Sreenatha yoga”

      1. E só mais duas perguntas:
        como interpretar um mapa draconico?
        Fui no astro.com e na sessão de mapas tem um chamado “mapa da personalidade” e é totalmente diferente do meu mapa natal. O que significa?

        1. As questões que faz referem-se à Astrologia ocidental, este é um blog de Astrologia Jyotish, por isso as perguntas que faz saem fora do nosso âmbito. Talvez explorando melhor aquele site aprenda o que procura. Nos nossos sites Aprendizdeastrologia e atuavidanosastros poderá aprender sobre Rahu e Ketu, os nodos que são usados no mapa draconiano, nos artigos publicados.

Leave a Reply