Amsavatara yoga

amsa

Este é outro poderoso yoga de fortuna, difícil de encontrar: Vénus e Júpiter devem estar colocados em casas Kendra; o Ascendente deve  ser um signo cardinal- Carneiro, Caranguejo, Balança , Capricórnio- o que significa que este yoga só se forma para estes signos Ascendentes; Saturno deve estar no seu signo de exaltação- Balança- numa casa kendra. Damos aos leitores a formulação do autor B. V. Raman mas existem algumas variantes:

  1. Numa destas variantes, Vénus e Júpiter deverão estar em casas kendra no signo de exaltação e Saturno deve estar numa casa kendra mas não no signo de exaltação. Nesta configuração, no entanto, não é possível em nenhum caso que Vénus e Júpiter estejam ambos nos signos de exaltação e numa casa kendra- isto pode acontecer para um deles mas não para os dois pelo que a formulação nos parece inconsistente.
  2. Numa outra variante diz-se que Vénus e Júpiter deverão estar exaltados mas não necessariamente numa casa kendra e Saturno deve estar numa casa Kendra, não sendo necessário estar exaltado. Esta formulação é possível e a combinação mais auspiciosa acontece para o Ascendente Caranguejo, em que Júpiter ocupa a 1ª casa e Vénus a 9ª. Nos restantes casos, há a colocação  de Vénus numa casa dusthana6ª ou 12ª–  o que reduz a força do yoga.

Mantemos a versão do professor B. V. Raman, dada em primeiro lugar, como a que realmente é mais consistente, deixando as restantes para os leitores compararem com a sua experiência. Não comentamos uma outra formulação que encontrámos  com a mesma designação e que troca Saturno por Marte por considerarmos que não é uma formulação aceitável para este yoga, segundo os textos da tradição.

Este yoga confere uma imagem e reputação sem qualquer mácula, o nativo é visto como alguém puro e cheio de boas qualidades, não tendo, em contrapartida, quaisquer qualidades  negativas. Também é inteligente, é versado   em Filosofia, Religião ou Espiritualidade, tem uma poderosa autodisciplina e controlo sobre as paixões e emoções, embora seja inclinado para os prazeres do sexo. Alcança uma posição de elevada influência e/ou liderança, sendo uma figura de autoridade ouvida pelos outros. Tem ainda capacidade para trabalhar de forma dedicada e persistente, é otimista e tem um coração generoso.

Comentando este yoga, B. V. Raman (Three Hundred Important Combinations)  , apesar de admitir que os nativos com este yoga não podem ser pessoas sem escrúpulos, chama a atenção para o facto de que cada pessoa é fruto de um conjunto vasto de influências, não bastando um só yoga, por poderoso que seja, para descrever completamente a pessoa, comentário com o qual concordamos completamente.

Este yoga produz os máximos resultados nos períodos dasha/antardasha dos planetas envolvidos e, em menor grau, quando os planetas transitam pela posição de nascimento. Não deverão existir aspetos maléficos para os planetas e as casas envolvidos para que o yoga dê todos os seus  bons resultados.

Leave a Reply