Chandika Yoga

inf

Este é mais um yoga que envolve a divisão Navamsha. Começamos por ver onde estão colocados, na divisional Navamsha, os regentes da 6ª e da 9ª casas. Esta informação é fácil de obter: basta olhar para a informação básica fornecida pelo software de Astrologia Jyotish quando levantamos qualquer horóscopo. Podemos usar o software recomendado e gratuito, Jaganatha Hora para esse efeito. Sabendo em que signo estão estes regentes na Navamsha, saberemos quais os planetas que os regem. Estes deverão estar em conjunção com o Sol  e, adicionalmente, o Ascendente deve ser um  signo fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e receber o aspeto do regente da 6ª casa. Quando todas estas condições estão presentes, temos um Chandika Yoga. Mais uma vez, este yoga ocorre apenas para quatro Ascendentes, os que correspondem aos signos fixos.

Ex.: Num horóscopo com Ascendente Touro, a 6ª casa é ocupada pelo signo de Balança e a 9ª casa é ocupada pelo signo Capricórnio. Usando o software verificamos que Vénus, regente de Balança, está colocado no signo de Gémeos na Navamsha e Saturno, regente de Capricórnio, está colocado no signo de Leão. Agora, olhando para o horóscopo, vemos se existe uma conjunção entre o Sol e  Mercúrio pois, no caso presente, o Sol é simultaneamente o regente de Leão e o regente Navamsha do signo da colocação de Saturno.  Como esta é uma conjunção bastante comum, há muitas possibilidades de ocorrer, o que sucede com o nosso exemplo. Agora, há algum aspeto de Vénus, regente da 6ª casa, para o Ascendente? Infelizmente este não ocorre pois Vénus está colocado na 4ª casa, no signo de Leão. Assim, este yoga não está presente no horóscopo em causa.

Quanto aos efeitos produzidos, a associação com a 6ª casa torna o  nativo agressivo e inclinado para a luta mas, ao mesmo tempo, a pessoa é caridosa , acumula riqueza e atinge uma posição importante na sociedade, tornando-se  «um ministro ou equivalente», e terá uma vida feliz e longa, acompanhada de fama e de uma excelente reputação. Este yoga parece ter uma eficácia elevada na obtenção de poder político e influência na vida da sociedade. O yoga ajuda a vencer os opositores e inimigos, a ter uma boa saúde, a ter sorte e bons princípios de conduta.

Ao avaliar o yoga, há que ter em conta também  a natureza benéfica ou maléfica dos planetas que o formam no horóscopo. Planetas com natureza funcional maléfica ou fracos, darão resultados negativos, apesar do yoga. Assim, convém ver onde se encontram colocados os regentes do Ascendente, da 6ª e da 9ª casas e também qual a sua força no horóscopo. Os períodos dasha-antardasha dos planetas envolvidos e o trânsito desses planetas pelas posições de nascimento desencadeiam a frutificação deste yoga.

Leave a Reply