Harihara Brahma Yoga

orad

Este yoga pode formar-se de três formas:

  1. Num primeiro caso, forma-se quando há planetas benéficos colocados na 8ª ou na 12ª casa a partir do regente da 2ª casa do horóscopo. (Assim, teremos que ver qual a casa em que se encontra o regente da 2ª casa do horóscopo e, a partir daí, contar as casas referidas, para ver se existem planetas benéficos nessas  casas).
  2. Quando Júpiter, a Lua e Mercúrio estão colocados respetivamente na 4ª, 9ª  e 8ª a partir do regente da 7ª casa. (Seguimos o mesmo procedimento, mas agora em relação ao regente da 7ª casa. É a partir da sua posição que contamos as casas referidas).
  3. Quando o Sol, Vénus e Marte estão colocados respetivamente na 4ª, 10ª e 11ª casas a partir do regente do Ascendente. (mesmo procedimento mas agora em relação à posição do regente do Ascendente, verificando depois, sucessivamente, se os planetas referidos estão colocados nestas casas a partir da sua posição).

Este yoga envolve alguns aspetos relacionados com a filosofia védica. Os seus efeitos fazem-se sentir essencialmente no caráter , na personalidade e na atitude do nativo perante a vida. Assim, segundo a tradição, a pessoa com este yoga é instruída nos saberes tradicionais, será uma intelectual respeitada, será verdadeira e terá acesso a todos os prazeres; terá excelentes dotes de oratória e uma atitude amável; também gostará dos prazeres do sexo, conquistará os inimigos, gostará de ajudar os outros e fará boas ações. Esta pessoa também será bem sucedida na vida profissional e terá boas relações familiares.

O autor e investigador da Astrologia Jyotish, B. V. Raman na obra Three Hundred Important Combinations comenta, a propósito, que este yoga dá um papel privilegiado  ao regente do Ascendente, da 2ª e da 7ª casas do horóscopo, e isso justifica o nome dado ao yoga: a primeira casa é uma casa de desenvolvimento da individualidade, a 2ª é uma casa de desenvolvimento de riqueza, de recursos pessoais para garantir o sustento da vida terrena, enquanto que a 7ª, como casa maraka, é uma casa de destruição, representando o final de  um ciclo, no processo infinito de progressão da vida. Ora, na tradição Hindu, isto corresponde à conceção triádica de todos os ciclos: criação, proteção e destruição, que é representada por Brahma, Vishnu, Hara e o nome deste yoga expressa o significado simbólico desta tríade, com cariz religioso, da Índia. Esta simbologia aponta para os três componentes de cada ciclo de vida ou de manifestação de algo no mundo e reflete-se também nos ciclos de vida do ser humano.

Para produzir  bons resultados, o planeta regente da 2ª casa no primeiro caso , o regente da 7ª  no segundo caso e o regente do Ascendente no terceiro caso  não devem receber maus aspetos, o mesmo devendo suceder com as casas envolvidas neste yoga.  Os efeitos do yoga serão visíveis nos períodos dasha/subperíodos dos planetas envolvidos. Efeitos em menor escala podem ser experienciados quando os planetas referidos regressam, por trânsito, à posição de nascimento.

5 thoughts on “Harihara Brahma Yoga”

  1. Boa noite 🙂

    Gostaria muito de fazer um pedido. Não sei se sera atendido mas gostaria muito de lhe perguntar se me poderia ajudar a descobrir o meu karakamsha. Gostaria muito de saber a minha Ishta Devta para lhe prestar homenagem 🙂

    Recordo-me de num passatempo que fiz em tempos no blog A tua vida nos astros de me ter dito que o meu atmakaraka era a lua.

    Se eu lhe desse os dados poderia facultar-me essa informação?
    obrigada,
    joana

    1. Os conceitos que refere pertencem ao sistema Jaimini, que é uma corrente independente da Astrologia da índia. São importantes para os que seguem um caminho espiritual na vida. Prometemos escrever um artigo muito em breve a explicar como encontrar o Ishta Deva usando o programa gratuito Jaganatha hora, para ir ao encontro do seu desejo e talvez do de outros leitores. Usaremos uma linguagem simples para que todos possam entender e saber facilmente qual é o seu «Deus pessoal» e que está associado ao seu caminho individual de «salvação».

      1. Muito obrigada pelo esclarecimento! De facto, tenho acompanhado um canal do youtube de astrologia vedica e tambem é nele explanado como se deve calcular o Istha Devata.

        É incrível o quão vasto é o saber que envolve a Astrologia! É uma Arte,Ciência e Espiritualidade! É tão belo que a cada descoberta ponho-me a sorrir e fico com vontade de saber mais e mais…

        Obrigada!

        1. Espreite amanhã a publicação deste blogue, terei respondido. Agradeço a sua compreensão pois, em alguns casos, a análise pode ser mais demorada e, quando fazemos para um leitor teremos que responder a todos e, infelizmente, o tempo não chega. Mas há outra razão pela qual preferimos que seja cada pessoa a determinar o seu Ishta Deva, é que a intuição de cada um é muito importante ,isto não é um processo puramente mecânico!

Leave a Reply