Kalanidhi Yoga

arco

Este é outro yoga auspicioso: Júpiter deve estar em conjunção ou em aspeto com Mercúrio e Vénus na 2ª ou na 5ª casa do horóscopo.  E a 2ª ou 5ª casa devem estar ocupadas ou pelo próprio signo de Mercúrio ou pelo de Vénus.  Na obra Three Hundred Important Combinations,  B. V. Raman comenta, no entanto, que lhe parece que a força deste yoga não deriva tanto do facto de Júpiter estar em conjunção com Vénus e Mercúrio no próprio signo de um destes mas antes do facto de existir uma conjunção tripla entre Júpiter, Vénus e Mercúrio na 2ª ou na  5ª casa. Este investigador da Astrologia Jyotish acrescenta que, pela sua experiência, podem ser observados bons resultados quando Júpiter está em conjunção com apenas um dos dois planetas- Mercúrio ou Vénus- na 2ª ou na 5ª casa e também na 9ª casa, uma vez que esta é a casa da sorte e da fortuna por excelência. Assim, Júpiter é o fator central nesta combinação, o que parece apoiar algumas variantes deste yoga como a que defende a formulação  de que o yoga está presente quando Vénus e Mercúrio estão ambos presentes na 5ª casa ocupando o signo de Júpiter- Sagitário ou Peixes. Encontrámos ainda a opinião de que o yoga se forma sempre que Júpiter está colocado nos signos de Mercúrio ou  de Vénus, o que nos parece   insuficiente para a  formação deste yoga.

O Kalanidhi yoga produz efeitos em primeiro lugar na personalidade da pessoa, revelando um modo de ser apaixonado e uma boa natureza. Também apoia a saúde e  uma vida próspera, com todos os confortos e riqueza. A intervenção de Júpiter confere fama, respeito e honra, bem como prosperidade e felicidade na vida. A pessoa será educada e muito instruída e terá sorte, podendo alcançar muita riqueza,  sobretudo se Júpiter também estiver forte no horóscopo. Se houver aspetos de planetas maléficos para as casas envolvidas- 2ª e 5ª- os efeitos do yoga serão menos evidentes. O nativo será respeitado pelos líderes da comunidade e terá influência, vivendo uma vida cheia de conforto e de felicidade. Também será altamente inteligente e astuto, sem medo  quando em situação de luta ou de combate, resiliente em relação às adversidades e   com inclinação espiritual. As pessoas nascidas com este yoga recebem frequentemente favores do governo, prémios e recompensas das mais altas instâncias do poder.

Este yoga produz efeitos especialmente no dasha de Júpiter ou nos seus subperíodos podendo também ser visíveis em alguma extensão quando Júpiter em trânsito regressa à posição natal (e estes efeitos poderão observar-se durante cerca de um ano).

Leave a Reply