Kurma Yoga

dalai

Encontrámos diferentes versões deste yoga. Damos em primeiro lugar a que é proposta pelo investigador B. V. Raman em 300 Hundred Important Combinations.

Este  autor considera que o Kurma yoga  pode formar-se de duas maneiras:

  1. Quando há planetas benéficos colocados na 5ª, 6ª e 7ª casas colocados ,na divisão Navamsa, no signo de exaltação, próprio signo ou signo amigo;
  2. Quando há planetas benéficos na 1ª, 3ª e 11ª casas e essas casas coincidem com o signo de exaltação, próprio signo ou signo amigo.

No comentário que faz a este yoga, o Dr B.V. Raman parece aceitar, pois, que cada uma das condições referidas supra por si só constitui este yoga, sendo que, no primeiro caso, é considerada a colocação dos planetas nas divisões Navamsha   em que os planetas regentes da 5ª, 6ª e 7ª casas  estão colocados e, no segundo, são tidos em conta os signos em que estão colocados os regentes da 1ª, 3ª e 11ª casas. Este autor considera  também que os efeitos deste yoga se fazem sentir mais na reputação ,na  fama e na  influência do que na riqueza. Na leitura que fazemos da formulação dada por este investigador, as duas condições apresentadas configuram alternativas, como se pode entender pela expressão «ou»  usada pelo autor, separando  ambas as formulações de forma clara. No entanto, em outra versão deste yoga os regentes de todas as casas referidas têm que estar envolvidos, como sucede na versão do sábio Parashara:

A versão proposta pelo sábio Parashara há milhares de anos,  na sua  obra Hora Shastra  considera que o yoga Kurma se forma quando há planetas benéficos colocados na 5ª, 6ª e 7ª casas, ocupando o  próprio signo, o signo de exaltação ou um signo amigo ao mesmo tempo que planetas maléficos  ocupam a 1ª, 3ª 3 11ª casas             no próprio signo ou  no signo de exaltação. Esta é uma formulação simples e óbvia para nós quanto aos efeitos pretendidos, razão pela qual a consideramos  como a  mais compreensível e clara.

Este ýoga produz pessoas famosas  a nível mundial,  indica que a pessoa goza de todos os confortos, tem uma natureza correta e justa, uma personalidade delicada e amável, é amiga de ajudar os outros. A pessoa  também é  corajosa e será feliz. Será líder mas sem comportamentos agressivos nem autoritários. Esta pessoa vive «como um rei»  e realizará todos os desejos, atingindo fama e uma excelente reputação.

Leave a Reply