Makuta Yoga

de nir

Este é um yoga fácil de entender. Forma-se quando Júpiter está colocado na 9ª casa a contar da casa onde se encontra o regente da 9ª casa. Por ex., para o Ascendente Leão, a 9ª casa corresponde ao signo Carneiro. Então teremos que ver qual é a casa onde se encontra colocado o seu regente, Marte. Vamos imaginar que este está colocado no signo de Sagitário. Contamos 9 casas a partir daí e veremos se Júpiter está colocado no signo de Leão, situação necessária para este yoga se poder formar. Mas há ainda outras condições: a seguir contamos 9 casas a partir da posição de Júpiter (signo Leão) e vemos se existe um planeta benéfico  colocado nessa casa, que corresponde ao signo Carneiro. E, finalmente, vemos se Saturno está colocado na 10ª casa do horóscopo. Se a resposta for afirmativa, temos então o Makuta yoga.

Este é um yoga algo desconcertante, na nossa opinião,  pois indica pessoas mal intencionadas e mesquinhas que são simultaneamente poderosas e líderes (de gangues, de «tribos das florestas», caçadores, ou atletas desportivos. No seu comentário a este yoga, o investigador B. V. Raman faz notar que na sua investigação  experimental , isto é, baseada em estudos de casos reais de milhares de yogas da Astrologia Jyotish, concluiu que cerca de 6 ou 7  entre cada 10 pessoas que são chefes mesquinhos, conservadores das florestas , lideres de gangues ou de grupos de arruaceiros têm este yoga. E conclui afirmando que a presença de Saturno na 10ª casa, uma casa de ação, parece confirmar a necessidade de combater energicamente  e com mão firme tal tipo de pessoas.

Este yoga confere à pessoa  que o tem uma posição de liderança pela qual  ela dirige e controla um grupo de pessoas, podendo indicar um oficial de elevada hierarquia nas forças militares ou no governo, na administração de uma grande organização, etc., e que exerce a sua liderança com crueldade e sem  obedecer às regras instituídas, isto é, trata-se de alguém que faz as suas próprias regras e não se coíbe de utilizar a força ou a violência  para se fazer obedecer. Makuta significa «coroa», indicando a posição elevada que o yoga confere. A pessoa com este yoga consegue fazer-se obedecer mesmo pelas pessoas com menos escrúpulos e menos cumpridoras das regras da sociedade, como acontece entre os grupos marginais, e faz isso através das características do seu caráter intransigente, duro e cruel, cuja determinação e capacidade de afirmação pessoal  se impõe perante os que dele dependem da forma que estes melhor conseguem compreender: num mundo em que as regras estabelecidas não contam e em que só a força consegue fazer ganhar pontos, o mais forte e cruel é  reconhecido e aceite como chefe incontestado.

Leave a Reply