Malika Yogas

life

Estes yogas podem  ter 12 tipos. Ocorrem quando todos os sete planetas- não se conta Rahu nem Ketu- ocupam   7 casas contiguas no horóscopo. Como existem 12 casas, o yoga existe começando na 1ª, na 2ª, na 3ª, etc..  Existe deste modo um yoga Malika para cada casa do horóscopo, sendo a designação Malika  uma designação geral. Cada yoga adota um nome diferente  de acordo com a casa onde se inicia o yoga:

Lagna Malika (1ª) –  o nativo é um líder ou chefe, obtém riqueza, é «como um rei».

Dhana Malika (2ª) –  o nativo é muito rico, tem um rosto bonito,  age de acordo com o dever , tem muitas boas qualidades , tem uma boa relação com o pai e ocupa uma posição elevada. (Raman acrescenta que também  é pouco simpático).

Vikrama Malika (3ª) –  o nativo tem capacidade de liderança, é corajoso e rico, conta com  pessoas corajosas no seu círculo e ocupa uma boa posição , recebe riqueza de países estrangeiros, a saúde pode ser frágil.

Sukha Malika (4ª)-  o nativo  é caridoso, generoso e rico, gozando de todos os confortos e luxos,  e ocupando uma posição de elevado poder.

Putra Malika (5ª)-  o nativo  atinge grande fama  e reputação ,ocupa uma  posição de elevado respeito e é religioso ou muito espiritual.

Satru Malika (6ª) o nativo  é ganancioso mas obtém pouca riqueza, sendo habitualmente pobre e tendo dificuldade para pagar as suas despesas. Ocupa uma posição social fraca.

Kalatra Malika (7ª) –  o nativo terá uma vida longa, é cobiçado a nível sexual/amoroso , tendo muitos parceiros e ocupa uma posição influente.

Randhra Malika (8ª)-  o nativo  terá uma vida longa mas será pobre e dominado pelo cônjuge.

Bhagya Malika (9ª)-  o nativo é financeiramente remediado,  terá uma natureza ascética ou religiosa,  possui um bom caráter , inteligência e será rico e próspero. Pode optar pela renúncia aos prazeres do mundo.

Karma Malika (10ª) – o nativo é respeitado e virtuoso, tem uma natureza prática, gostando de fazer coisas úteis. Tem uma natureza devota e é popular para o público.

Labha Malika (11ª)-  o nativo é habilidoso e sedutor, tem um bom cônjuge (casará com alguém rico), possui  joias  preciosas e é um bom gestor e administrador, alcançando grande sucesso profissional.

Vraya Malika (12ª)-  o nativo é  muito respeitado, liberal e honrado por todos mas gasta muito, tendo enormes despesas.

A interpretação deste yoga não é muito clara em alguns textos. Assim, há que esclarecer  que,  para que o yoga se forme, é necessário que haja um planeta colocado em cada casa  contígua do horóscopo, ocupando assim as 7 casas a partir daquela  em que o yoga se inicia. Assim, para afastar alguma confusão na interpretação, é preciso ter em conta que o yoga começa  numa dada casa  com a colocação de um planeta e exige que os restantes planetas estejam nas 6 casas seguintes . A primeira casa onde  começa a distribuição dos planetas é a que define os efeitos do yoga. Se assim não fosse e interpretássemos cada planeta em cada casa em separado, obteríamos resultados contraditórios. Assim, em primeiro lugar, temos que identificar o yoga que é formado, pela 1ª casa onde está colocado um planeta, tomando como ponto de partida o Ascendente e tendo em conta a ordem normal da sucessão de casas no horóscopo. É claro que a posição dos planetas nos signos  também afeta os efeitos do yoga. Um planeta colocado no próprio signo ou signo de exaltação dará melhores resultados do que um outro num signo inimigo ou de debilitação.

  1. V. Raman , comentando este yoga Three Hundred Important Yogas) refere a opinião de Bhavarta Rhatnakara que sugere que este yoga deveria iniciar-se sempre no Ascendente  e os planetas deveriam estar colocados entre 5  a 9 casas a partir do Ascendente, sem a obrigatoriedade de essas casas serem contíguas.  Fica a opinião para os leitores testarem.

Leave a Reply