Matsya Yoga

esper

Este yoga é um pouco difícil de entender à primeira vista, parece mais um dos  Aristha Yogas mas, na verdade, não é um yoga que causa condições miseráveis de vida ou de grande sofrimento, sendo antes um yoga que indica uma pessoa espiritualmente inclinada para buscar a sabedoria e que é  generosa no coração  e na ação. Segundo a definição de B. V. Raman, (Three Hundred Important Combinations), o yoga forma-se nas seguintes condições: há planetas maléficos  colocados na 1ª e na 9ª casas;  na 5ª casa há planetas maléficos e benéficos; na 4ª e na 8ª casas há planetas maléficos. Como são precisos 5 planetas maléficos para ocupar  as casas referidas, isto significa que todos os planetas maléficos- Saturno, Marte, Sol, Rahu e Ketu – teriam que estar colocados nestas casas.  No seu comentário a este yoga, B. V. Raman  considera que este yoga, nesta versão, é difícil de ocorrer, tendo em conta que Rahu e Keut, se forem considerados para o yoga, não podem ocupar as casas referidas, uma vez que estão sempre ecolocados em casas opostas (180º).

Assim, este investigador considera que o yoga ocorre quando: a) o Ascendente, a 4ª,a 8ª e 9ª casas estão ocupadas por planetas maléficos, enquanto a 5ª contem pelo menos um maléfico e um benéfico ou

  1. b) em alternativa, pelo menos a 1ª e a 9ª contêm planetas maléficos enquanto há planetas maléficos e planetas benéficos na 5ª casa. De qualquer modo este é um yoga que se encontra raramente, o que não é estranho se nos lembrarmos de que ele aponta para uma pessoa com características espirituais de desenvolvimento muito acima do vulgar.

A versão do Matsya yoga proposta pelo Dr B. V.Raman  é defendida por vários autores consagrados da Astrologia Jyotish mas encontrámos outra versão :

Devem estar presentes planetas benéficos naturais  na 1ª e na 9ª casas; o regente da 9ª casa deve ser um planeta benéfico; deve haver maléficos e benéficos na 5ª casa; deve haver planetas maléficos na 4ª e na 5ª casa. Quando todas estas condições ocorrem em simultâneo, estamos perante um Matsya yoga. Este yoga confere excelentes qualidades morais,  uma natureza generosa e amável, um caráter forte e indica uma pessoa instruída e espiritualmente inclinada. Esta é a versão do yoga dada pelo sábio Parashara, no capítulo «miscelânea de yogas» e, segundo este mestre, este yoga produz um «astrólogo ou um  vidente».  Todas as versões  concordam em que este yoga  mostra uma pessoa compassiva , religiosa ou espiritual, inteligente e famosa.

Embora não coloquemos em causa a versão do yoga defendida por B. V. Raman, a segunda versão, dada por Parashara, parece-nos mais consistente com os efeitos que se diz que este yoga produz: na verdade, a existência de planetas maléficos no Ascendente e na 9ª casa associada á espiritualidade e ao conhecimento superior e metafísico não nos parece consistente com  os efeitos de uma pessoa espiritualmente inclinada, com nobre caráter e elevados princípios, por isso, aceitamos a conceção do sábio Parashara e  temos muitas dúvidas em relação à  primeira formulação do yoga,   no que se refere aos efeitos  que se diz que este produz, a menos que alguém nos dê uma explicação melhor da razão desses efeitos.

Leave a Reply