Parijhata Yoga

abun

O Yoga Parijhata é comparável a um poderoso Rajyoga  e forma-se  de duas formas possíveis:

  1. O regente do Ascendente está colocado num determinado signo cujo regente é designado por dispositor do regente do Ascendente. Por sua vez, esse dispositor também está colocado num determinado signo. Exemplificando para melhor compreensão dos leitores: uma pessoa com Ascendente Peixes tem Júpiter, o regente do Ascendente, colocado no signo de Carneiro, com regência de Marte, que é o dispositor de Júpiter. Marte, por sua vez, está colocado no signo de Leão. Quando Marte, (regente do signo onde se encontra o regente do Ascendente) e o Sol, regente do signo Leão onde se encontra o dispositor de Júpiter, estão ambos numa casa kendra ou trina ou no próprio signo ou no signo de exaltação, forma-se o yoga Parijhata.
  2. Este yoga também se forma quando o regente do Navamsa – como explicámos num outro artigo, navamsa é uma divisão dos signos em nove partes, e é uma das mais importantes na Astrologia Jyotish. Você pode consultar aqui  a tabela navamsa para todos os signos sendo necessário apenas saber  em que  grau de um determinado signo está colocado o planeta que desejamos consultar- assim, como dizíamos, o yoga também se forma quando os planetas regentes dos navamsas  ocupados pelos planetas referidos- Marte e o Sol- estão colocados numa casa trina ou kendra ou   no próprio signo ou no signo de exaltação.

Segundo o sábio Parashara, este yoga dá uma enorme força de vontade, coragem, determinação, uma natureza  generosa e compassiva,  e permite o gozo de todos os confortos e riqueza na parte média e final da vida. Assim, no começo de vida a pessoa enfrenta lutas mas, a partir do meio da vida alcança felicidade e os favores dos poderosos, fama e influência. Simultaneamente, respeita a tradição e os costumes. Estes nativos revelam valentia em situações de luta e adversidade ou combate mas  também  têm inclinação para a espiritualidade e para as boas ações.

O yoga Parijhata não ocorre com frequência, sendo uma variação  dos yogas Kahala yoga e Parvata yoga.

Encontrámos uma outra formulação diferente deste yoga: este formar-se-á também, segundo esta conceção, quando o planeta regente da casa onde se encontra o regente da 9ª casa está colocado no signo de exaltação e o regente do Ascendente está colocado numa casa kendra em conjunção com um planeta benéfico.

A força deste yoga é reduzida se os planetas que o formam receberem o aspeto de planetas maléficos. Quanto aos seus resultados, estes serão visíveis no período dasha ou subperíodo dos planetas que o formam. O trânsito dos planetas referidos pela posição de nascimento também favorece, em menor grau, o florescimento deste yoga.

Leave a Reply