Brahma Yoga

bra

Este é mais um yoga auspicioso e forma-se quando Júpiter  está colocado numa casa kendra a partir do regente da 9ª casa, Vénus está colocado numa casa kendra a partir da 11ª casa e Mercúrio está colocado numa casa kendra a partir ou do Ascendente ou da 10ª casa. Explicando melhor para os leitores menos familiarizados com a terminologia, uma casa kendra, neste contexto, refere-se ao número de casas que separam a colocação de Júpiter do  planeta  regente da casa que serve de referência (1, 4, 7 ou 10 casas). Assim, por ex., Júpiter terá que estar ou na mesma casa que o regente da 9ª ou separado por 4, 7 ou 10 casas deste. Assim, olha-se para o horóscopo para ver qual o signo que ocupa a 9ª casa – por ex., para o Ascendente Touro é Capricórnio- e depois vê-se em que casa se encontra Saturno, o regente de Capricórnio. Depois é só contar as casas que separam Saturno e Júpiter contando a casa onde Saturno se encontra como a 1ª. Se o número de casas entre ambos corresponder a uma kendra, cumpre as condições. Faz-se o mesmo para  Vénus e Mercúrio, tomando como ponto de partida  a colocação do regente da  11ª (que conta como 1ª casa) e depois sucessivamente 4, 7 ou 10 casas a seguir a essa; para Mercúrio conta-se da mesma forma tendo como ponto de partida  a colocação do regente do Ascendente ou da 10ª casa.

Quanto aos efeitos, este yoga beneficia todas as áreas de vida, dando  aos nativos saúde e vida longa, riqueza, instrução e sabedoria, uma  excelente educação e instrução, a pessoa merece o respeito de outras pessoas reputadas  a esse nível e  tem um excelente caráter, que a  leva a fazer boas ações. Não é de estranhar que este yoga produza tão bons resultados, uma vez que Júpiter e Vénus estão envolvidos , bem como a 9ª e 10ª casas, para além do Ascendente. Ainda assim, o alcance dos efeitos do yoga pode variar  conforme o Ascendente em causa e a força dos regentes das casas envolvidas, bem como de Vénus, Júpiter e Mercúrio. No seu comentário a este yoga, na obra 300 Hundred Important Yogas, o professor B. V. Raman considera que o yoga não se forma com todas as condições para os Ascendentes Carneiro, Caranguejo e Virgem, uma vez que os regentes da 9ª, 10ª e 11ª casas correspondem aos planetas Vénus, Mercúrio e Júpiter e, por isso, na sua opinião, não há como esses regentes estarem colocados numa casa kendra a  partir da posição dos planetas que produzem o yoga. Por ex., para o Ascendente Carneiro, Júpiter rege a 9ª casa assim, não é possível, na sua opinião, que Júpiter esteja colocado numa casa kendra em relação ao regente da 9ª casa pois é ele esse regente. Na nossa opinião, este argumento parece-nos excessivo e pensamos que o planeta pode, nesse caso, «contar por dois» e ser visto como estando na mesma casa ( a casa 1 é uma casa kendra) em relação a si próprio. Se as restantes condições forem cumpridas, pensamos que o yoga está presente. O próprio  professor Raman acaba por admitir esta formulação considerando, porém, que é uma versão menos forte do yoga.  No caso do Ascendente Sagitário, o problema resolve-se considerando, em vez da 10ª, a primeira casa, em relação ao planeta Mercúrio, o que respeita  inteiramente as condições do yoga.

O Brahma yoga é de ocorrência rara, surgindo apenas em alguns horóscopos, o que é confirmado pela experiência pois não há muitas pessoas  em que os efeitos referidos sejam visíveis e manifestos  de forma excecional, como é de esperar quando o yoga produz todos os seus efeitos.

4 thoughts on “Brahma Yoga”

  1. De vez em quando leio o seu blog e aprendo sobre esses yogas famosos; juntamente, analiso o meu mapa pra ver se tem algum deles, mas até agora não coincidiu com nenhum. rsrs No meu ascendente tenho júpiter e vênus em leão. saturno na casa 6 em capricórnio, mercúrio em virgem na casa 2. creio que sejam boas colocações.

    1. Não desanime, certamente que tem yogas pois todos os temos no horóscopo, bons e maus! Talvez não tenha ainda visto com atenção todos os que publicámos. alguns são muito comuns. Publicaremos ainda muitos mais. Sem analisar o seu mapa, diria que são boas colocações mas é sempre necessária uma visão global do horóscopo para emitir juízos corretos.

  2. Poxa, que legal! Tenho este yoga. Li e reli várias vezes pra ter certeza. kkk

    Enfim… este é um dos melhores sites de Astrologia Indiana em Português. Tenho aprendido muito aqui e sempre estou acompanhando. Até recomendei-o para quem está interessado em aprender. Sucesso! Parabéns!

Leave a Reply