Jaya Yoga

fel

Este é um yoga simples e acontece quando o regente da 6ª casa está debilitado e o regente da 10ª casa está no ponto máximo da sua exaltação.  Para os leitores menos versados no estudo da Astrologia Jyotish esclarecemos que , quando um planeta está debilitado ou exaltado num determinado signo, os efeitos podem ser mais fortes ou menos fortes conforme o grau  do signo em que o planeta se encontra. Em cada signo há um grau em que os efeitos da debilitação ou exaltação são mais fortemente sentidos.

Esta configuração no horóscopo indica  sucesso e vitória sobre todos os inimigos. A 6ª casa é uma casa maléfica, representando dívidas, doença, inimigos e opositores, etc. Com a debilitação do seu regente, estes significados ficam mais fracos.  Assim, a pessoa com este yoga tem uma vida facilitada pois as adversidades são atenuadas no seu caminho e, por isso,  a sua disposição é feliz e é bem sucedida na resolução de todos os problemas do quotidiano, ficando livre de dívidas e de doenças e podendo esperar uma vida longa e saudável, bem como o dinheiro necessário para ter uma vida confortável e bem sucedida.

Atendendo a que a vida na Terra tem, normalmente, que fazer face a inúmeros conflitos e obstáculos e pessoas que se opõem a nós porque lutam pelos mesmos objetivos ou interesses, quando tudo isso é removido da vida da pessoa, o resultado é uma existência pacífica e sem lutas. Por outro lado, a colocação do regente da 10ª casa, uma casa de ação ligada à carreira e profissão, à imagem pública que  a pessoa conquista pelo seu trabalho e mérito e contributo  que faz para a comunidade ou sociedade no ponto máximo de exaltação, assegura que o esforço pessoal  alcança o ponto mais elevado que é possível, retirando do caminho tudo o que poderia agir contra esse esforço e libertando caminho para o sucesso. Ao estar no ponto máximo de exaltação,  assegura a força máxima  do planeta para produzir os efeitos referidos pelo yoga.

Basicamente, este yoga mostra que, quando as forças que obstruem habitualmente o sucesso no mundo- doença, inimigos, despesas excessivas, obstáculos e conflitos- são reduzidas, o  indivíduo tem oportunidade de brilhar pelo seu trabalho e esforço, alcançando uma posição elevada- pelo trabalho, pela criação de uma reputação positiva que lhe dá acesso a um status e uma posição na sociedade acima do comum. É claro que a pessoa necessita de ter também capacidades pessoais para isso, precisa de ter mérito próprio, mas a diferença é que, ao contrário do que acontece com muitas outras pessoas que, tendo esse mérito, não veem o seu valor reconhecido nem alcançam um estatuto elevado porque têm muitos obstáculos ou inimigos, a pessoa com este yoga fica com o caminho aberto à sua frente para esse efeito.

É ainda de referir  que o regente da 10ª casa , para além de estar colocado no ponto máximo de exaltação ,  não deverá receber o aspeto de outros planetas maléficos, caso contrário a sua força diminui e os resultados do yoga serão muito menos relevantes.  Do mesmo modo, a 6ª e a 10ª casas devem estar livres de aspetos ou associações com planetas maléficos. A casa onde se encontram os regentes da 6ª ou da 10ª casas também afetam os resultados do yoga e a colocação numa casa benéfica como as casas kendra ou trikona é sempre mais vantajosa do que a colocação numa casa dusthana. Compreensivelmente, os efeitos deste yoga frutificam principalmente no período dasha/antardasha do regente da 10ª casa.

Leave a Reply