Ravi Yoga

 

 

cient

Tal como o nome indica, este é um yoga que envolve o Sol e forma-se quando o Sol está colocado na 10ª casa e o regente da 10ª casa está colocado na 3ª em conjunção com Saturno.

Este é um yoga algo desconcertante, pela  presença da conjunção entre o Sol e Saturno, dando no entanto resultados positivos porque mostra poder; o nativo com este yoga atinge a fama quando é ainda adolescente e  será respeitado pelos governantes e, segundo a tradição, terá um temperamento apaixonado. O yoga também influencia as características físicas, dando ao nativo olhos em forma de « flor de lótus» e um peito bem desenvolvido. A tradição afirma que esta pessoa gosta de comida simples, o que é compreensível, dada a presença de Saturno , um planeta de sobriedade e ascetismo. Este yoga implica a associação entre dois grandes inimigos que são o Sol e Saturno, sendo um pouco difícil entender a dinâmica deste yoga.  A pessoa com este yoga pode tornar-se um grande cientista com uma posição de relevo no país a que pertence. Esta pessoa será estudiosa e muito respeitada.

O Ravi yoga  estabelece uma relação entre a 10ª casa da ação, da carreira e profissão, do status conquistado pelo mérito do nativo e a 3ª casa, uma casa de crescimento, (upachaya) na qual os planetas maléficos dão muito bom resultado ,indicando que a pessoa subirá a pulso na vida mas alcançará o que pretende.

No seu comentário a este yoga, na obra de referência 300 Hundred Important Combinations B. V. Raman faz notar que este yoga não  ocorre em alguns signos Ascendentes: Carneiro, Touro e Escorpião, por ex., pois o regente da 10ª casa é simultaneamente Saturno ou o Sol. Assim, para o Ascendente Carneiro, o regente da 10ª casa é Saturno e este não pode por isso estar em conjunção consigo próprio; para o Ascendente Touro, é o mesmo problema Saturno rege a 10ª casa e não pode estar conjunto consigo próprio. Para Escorpião, é o Sol que rege a 10ª casa e que não pode estar colocado na 10ª e ao mesmo tempo estar colocado na 3ª. Depois, por outras razões, o yoga também não se pode formar para os signos  Ascendentes : Sagitário, Capricórnio , Leão e Virgem. Nestes casos, o regente da 10ª casa é ou Vénus ou Mercúrio e estes nunca podem estar tão distantes do Sol, que deve estar colocado na 10ª casa,  de modo a  estarem colocados na 3ª casa do horóscopo, por razões astronómicas que têm a ver com o movimento  cruzado dos planetas pelo que é impossível, como constata o Dr. Raman, este yoga existir nestes signos Ascendentes, sendo apenas possível para os Ascendentes Gémeos , Caranguejo, Balança, Aquário e Peixes. Estas restrições fazem deste yoga um yoga raro.

Leave a Reply