Siva Yoga

car

Este é um yoga poderoso, envolvendo  duas casas trikona e uma casa  kendra. Forma-se quando o regente da 5ª casa está colocado na 9ª casa, o regente da 9ª casa está colocado na 10ª  e o regente da 10ª está  colocado na 5ª casa.

Com estas casas relacionadas entre si, não é de admirar que a pessoa que tem este yoga no horóscopo seja um «grande comerciante» ou homem de negócios, um político de renome, um militar de topo- a 10ª casa, com correspondência com o signo Capricórnio, relaciona-se com a ação e com a profissão, com o estatuto ganho pelo mérito e esforço pessoal e com a imagem do «self made (wo) man», com a elevação da pessoa a partir dos objetivos e do esforço que desenvolve por si mesma. A 9ª  e a 5ª casas relacionam-se com a sorte, tanto a que se traz como «crédito por ações passadas» como a sorte que se conquista nesta vida. Estas casas kendra são também  casas de dharma, ou propósito e esta combinação dá grande  firmeza e determinação de caráter, causada pela consciência clara do que se  quer  e de para onde se  pretende ir, para além de mostrar elevados princípios e valores. Assim, esta pessoa terá grandes capacidades de liderança, pelo que a tradição refere que será «comandante de exércitos e um conquistador». E, pela associação da 5ª e da 9ª casas, a pessoa será dotada de grande sabedoria e levará uma  vida virtuosa. Apesar de este yoga poder conferir riqueza,  esta pessoa estará para além dos desejos materiais, tem um coração  puro e a sua natureza não  é egoísta e é verdadeira  o que lhe garante a conquista e o respeito dos outros.(pelo menos dos que têm afinidade com ela).

A pessoa com este yoga terá também sorte e boa fortuna. A 5ª casa também tem a ver com a inteligência e a criatividade, pelo que será de esperar muita criatividade e  interesse pelos conhecimentos espirituais e filosóficos. Estas pessoas são capazes de trabalhar pelo bem comum de forma generosa e sem esperar receber nada em troca. São pessoas que sobressaem pela sua personalidade e pelo seu talento e qualidades humanas, destacando-se e sendo ouvidas e seguidas pelos outros.

Comentando este yoga, na obra 300 Important Combinations, B. V. Raman chama a atenção para o facto de nem sempre este yoga ter bons efeitos, como sucede no caso do Ascendente Carneiro , em que Saturno, regente da  10ª casa, está colocado na 5ª casa, com regência do Sol. Ora, Saturno e o Sol são grandes inimigos, pelo que a relação entre ambos dificilmente produzirá efeitos positivos notáveis. Assim, como lembra este autor, há que ter atenção às relações mútuas dos planetas  das casas referidas. Se todos os planetas envolvidos tiverem uma natureza funcional benéfica temporal, os efeitos do yoga serão positivos. O inverso acontece quando esses planetas são funcionais maléficos ou inimigos entre si. Também é preciso ter em conta os aspetos que esses planetas recebem: aspetos de planetas maléficos reduzem o poder do yoga para produzir  bons efeitos.

Em geral o yoga floresce nos períodos dasha ou subperíodos  dos planetas envolvidos.

Leave a Reply