Vidyut Yoga

gira

Este é um yoga de riqueza e de prosperidade e acontece quando o regente da 11ª casa está  colocado no ponto máximo do signo de exaltação e está, para além disso, em conjunção com Vénus numa casa kendra a partir do regente do Ascendente. Para melhor compreensão, explicamos : para um horóscopo com Ascendente Carneiro, Marte é o regente do Ascendente  e o regente da 11ª casa é Saturno. O signo de exaltação de Saturno é Balança. Marte está colocado na 1ª casa, ou Ascendente. Saturno está colocado a 20º de Balança, ponto máximo da sua exaltação. Ora, Balança é a 7ª casa a partir da 1ª, onde está colocado Marte; a 7ª casa é uma casa kendra, logo esta condição verifica-se.  Note-se que aqui a referência a «casa kendra» não tem como ponto de referência o Ascendente mas a casa onde está colocado o regente do Ascendente. Se Marte estivesse colocado na 6ª casa a partir do Ascendente e se Saturno estivesse colocado na 9ª casa a partir do Ascendente, estaria colocado numa casa kendra em relação ao regente do Ascendente pois a distância entre um e outro é de 4 casas. Finalmente, teríamos que ter Vénus em conjunção com Saturno para estarmos perante um Vidyut yoga. E isso sucede pois Vénus, no horóscopo do nosso exemplo, está colocado a 24º de Balança.

Este yoga produz alguém que lida com a riqueza, como um gestor financeiro ou tesoureiro e que, para além disso, «é semelhante a um rei», isto é, vive uma vida de conforto e com acesso à satisfação de todos os desejos, tendo também uma natureza generosa. Sendo Vénus o planeta que rege todos os prazeres e confortos, não é de admirar que a tradição afirme também que a pessoa com este yoga é amante dos prazeres. A exaltação máxima do regente da 11ª casa indica que esta pessoa tem um enorme potencial para realizar ganhos e os seus sonhos e ambições. Para uma tal pessoa, que alcança tudo o que considera importante na vida, não é difícil ser generoso com os outros, uma vez que deverá sentir que a vida é muito generosa consigo.

A capacidade deste yoga para produzir bons resultados depende da força do regente da 11ª casa (e do facto de nem esta nem o seu regente  receberem maus aspetos) pois disso depende a capacidade para atingir uma situação digna de nota no plano financeiro e na realização das ambições pessoais. Como esta é uma casa de realização de desejos, a satisfação da pessoa com o que obterá na vida está naturalmente relacionada com isto  e explica porque será jovial e feliz. Por outro lado, sendo o suporte geral do sucesso pessoal, o regente do Ascendente  também deverá estar forte no horóscopo.

Vénus, como significador dos prazeres, confortos e riqueza, assegura a felicidade  e a prosperidade da existência.

A frutificação deste yoga deve esperar-se no período dasha/antardasha do regente da 11ª casa ,de  Vénus e/ou do regente  do Ascendente

Leave a Reply