Vishnu Yoga

nev

Este é outro yoga que usa os regentes Navamsha. O Vishnu yoga ocorre quando o regente do signo da divisional Navamsha onde está colocado o regente da 9ª casa do horóscopo, está  por sua vez colocado na 2ª casa do horóscopo em conjunção com o regente da 9ª e da 10ª casas. Ex.: para um  horóscopo com Ascendente Balança a 9ª casa calha no signo de Gémeos. Mercúrio, o regente da 9ª casa está colocado na  divisional Navamsha, no signo Escorpião, que tem regência de Marte. Olhamos para o horóscopo de nascimento para ver  qual a casa onde se encontra colocado Marte. Se este estiver na 2ª casa em conjunção com Mercúrio e com a Lua, regente da 10ª casa do horóscopo, estamos perante um Vishnu yoga. Podemos facilmente fazer esta consulta em qualquer software especializado de Astrologia Jyotish, incluindo o gratuito Jaganatha Hora que recomendámos aos leitores.

Neste yoga, a 9ª casa do horóscopo e a 9ª casa da Navamsha estão relacionadas bem como os regentes da 9ª e  da 10ª casas do horóscopo. Trata-se de um yoga altamente benéfico que favorece a sorte, uma vida longa e riqueza, bem como a sabedoria  dos nativos.

Aquele que possui este yoga é, deste modo, afortunado, vive feliz e acumula fortuna a partir de diversos países (a 9ª casa relaciona-se com países estrangeiros). Esta pessoa será inteligente, versada em saberes espirituais e/ou religiosos, será uma excelente oradora, com grande capacidade de persuasão, terá inclinação para a espiritualidade ou para a religião e «viverá cerca de 100 anos livres de doença». Estas pessoas são respeitadas ao mais alto nível e favorecidas pelas instituições do Estado. Ganharão riqueza e estatuto pelo seu próprio esforço, elevando-se acima do comum e acedendo com rapidez a posições de liderança, influência, poder e riqueza  e tornando-se rapidamente respeitados  na vida social e profissional.

No seu comentário a este yoga, na obra 300 important Yogas o professor B. V. Raman salienta que nem todos os efeitos deste yoga poderão ser sentidos, devendo dar-se importância ao Navamsha no qual está colocado o regente da 9ª casa e à força do regente da 9ª casa nesta varga. A força shadbala é vista como o fator determinante da força do yoga. Segundo o Dr. Raman, se o regente da 9ª casa da Navamsha for o planeta mais forte do horóscopo na shadbala, os efeitos do yoga far-se-ão sentir ao longo de toda a vida com total eficácia. Mas, se a sua força shadbala for fraca ou média, os efeitos do yoga serão moderados ou modestos. A existência de planetas maléficos em associação com estes planetas e casas reduz substancialmente a força deste yoga.

O Vishnu yoga é na verdade uma combinação entre dois poderosos yogas de poder e de riqueza: a associação entre o regente da 9ª e da 10ª casa forma um Rajayoga. A sua colocação na 2ª casa forma ,por sua vez, um Dhana Yoga, combinando-se na 2ª casa 3 planetas, o regente da 10ª casa e os regentes da 9ª casa da Rasi e 9ª casa da Navamsha. Assim, há grande probabilidade de que este yoga produza sempre bons efeitos embora se deva avaliar a força do principal planeta (o regente da 9ª casa da Navamsha) que causa o yoga pois ele determina até que ponto serão benéficos e significativos esses efeitos. Este é um yoga que não se encontra com frequência.

Leave a Reply