Garuda Yoga

 

aaa

Este é mais um yoga que envolve  a divisão Navamsha,  revelando assim a importância da colocação dos planetas na varga Navamsha  para compreender a sua   capacidade de produzir efeitos no horóscopo a partir da ligação com esta carta divisional. O Garuda yoga forma-se quando se cumprem determinadas condições: em primeiro lugar, teremos que procurar a colocação da Lua na carta divisional  Navamsha e tomar nota do signo ; em seguida, teremos que ver onde se encontra o regente do signo Navamsha da Lua, na carta de nascimento. Para este yoga ocorrer, esse regente Navamsha deverá estar exaltado; depois, é ainda necessário que  a Lua esteja na fase mais brilhante (Lua cheia) e que o nascimento ocorra durante o dia. Perante estas 3 condições, estamos na presença do Garuda yoga. Ficam excluídas todas as pessoas que nasceram durante o período noturno e na fase da Lua minguante.

Quanto aos efeitos, a pessoa com este yoga será respeitada pelas «pessoas piedosas», temida pelos inimigos, terá um discurso gentil, um comportamento educado   e será forte , determinada e corajosa. Finalmente, um outro efeito que pode ser bastante adverso: esta pessoa enfrenta o perigo de envenenamento quando tiver 34 anos. Comentando esta conclusão referida pela tradição, o professor B. V. Raman (300 Important Combinations)  não encontra razões claras ( e nós também não) para a previsão deste perigo de envenenamento tendo em conta esta configuração, embora não o coloque em causa. Salienta, porém, que tal perigo não deve  ser mencionado pelo astrólogo quando o horóscopo tem bons indicadores de longevidade.

Será bom ter em conta a casa onde está colocada a Lua e ver se recebe  o aspeto de planetas  maléficos ou benéficos, antes de prever os efeitos deste yoga. Sobretudo, deveremos ter em conta que o horóscopo é um todo complexo e interdinâmico e um só yoga é insuficiente para chegar a conclusões firmes. Por isso, apesar de  a tradição referir o perigo de envenenamento aos 34 anos, deverá haver o cuidado de não saltar para  uma conclusão precipitada, pois a totalidade do horóscopo e especificamente as casas relacionadas com a longevidade deverão ser analisadas antes de se fazer tal previsão.

Como acontece com a generalidade dos yogas, os efeitos deste yoga far-se-ão sentir particularmente durante o período dasha /suboeríodos da Lua. Alguns efeitos menores podem sentir-se durante o trânsito pela colocação de nascimento.

Leave a Reply