Nabhasa Yogas – Akriti yogas #4- Samudra Yoga

 

fol

Este yoga forma-se quando todos os planetas estão colocados em seis casas alternadas a começar pela 2ª casa, isto é , quando estão colocados em casas pares. Este yoga é oposto na sua formação ao Chakra Yoga. Assim, todos os planetas deverão estar colocados na 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª e 12ª casas, devendo todas as casas ímpares estar completamente livres. Os efeitos do yoga aumentam quando signos pares estão colocados nestas casas. Trata-se de um yoga que não é muito comum.

Segundo a tradição, o nativo com este yoga gozará de todos os confortos, riqueza e esplendor. Será muito popular, gozará de todos os tipos de prazeres, terá uma personalidade encantadora, a sua riqueza será duradoura e terá filhos que lhe trarão felicidade. Esta pessoa viverá a vida sem preocupações. Este yoga promove, desta forma, uma vida com riqueza e felicidade. Os nativos com este yoga têm sucesso na Política e tornam-se bastante populares devido a fazerem boas ações.

No seu comentário a este yoga (300 important Combinations) o prof. B. V. Raman considera que, na sua experiência, todos os yogas contidos nesta categoria – Akriti yogas- apesar de muito considerados pelo sábio Vahara Mihira, não são suficientes para produzir efeitos de monta a não ser que haja outros fatores no horóscopo que indiquem os mesmos resultados. Esta opinião, julgamos, prende-se com o facto de estes yogas – todos os Nabhasa yogas- apenas terem em consideração a forma ou configuração formada pelos planetas nas casas do horóscopo , sem ter em conta se os mesmos são benéficos ou maléficos, se são fortes ou fracos, se recebem bons ou maus aspetos, etc. Concordamos que os Nabhasa yogas são algo simplistas neste aspeto, pois apenas têm em conta o modo como estão colocados todos os planetas (à exceção dos planetas-sombra, Rahu e Ketu) de acordo com as várias possibilidades que existem de os planetas ocuparem as casas do horóscopo. De qualquer modo, parece-nos interessante a abordagem de alguns estudiosos quando afirmam que estes yogas têm, essencialmente a ver com a expressão geral do karma na vida da pessoa. Assim, talvez revelem a «moldura» das circunstâncias kármicas da vida, que é depois preenchida com os restantes yogas e considerações acerca da força do horóscopo.

Leave a Reply