Akriti Yogas # 10, Vapi Yoga

dinhe

O yoga Vapi  forma-se quando os planetas estão todos colocados nas quatro casas Apoklima (3ª, 6ª, 9ª, 12ª)  ou nas quatro casas Panapara (2ª, 5ª, 8ª, 11ª).  Os planetas terão que estar todos em casas Panapara ou todos em casas Apoklima; se houver alguns em  casas Panapara  e outros em casas Apoklima, o yoga não existe.

Neste yoga nenhum planeta ocupa  qualquer casa kendra. Segundo o comentário do Dr. B. V. Raman (300 Hundred Important Combinations) este yoga indica alguém com uma natureza mesquinha , má e traiçoeira, sempre à procura de estratégias que lhe permitam arranjar dinheiro. Outro investigador, G. K. Goel, cujo conhecimento da Astrologia Jyotish  é profundo, refere, apoiando-se nos  autores clássicos como Vahara Mihira,  que este yoga dá grande capacidade para ganhar dinheiro e acumular riqueza, permitindo gozar de uma vida confortável ao longo da vida,  sendo também um yoga comum, encontrando-se em muitos horóscopos. Segundo este autor clássico, este yoga torna a pessoa avarenta e também será feliz e esta terá filhos com boas qualidades, gostará de se divertir , de todas as coisas bonitas e agradáveis e terá felicidade e conforto pelo menos  de forma moderada; os nativos serão eficientes no investimento do seu dinheiro, de forma a que este não falte durante as várias fases da vida.  A obra clássica Jataka Bharana, atribuída a um autor do século 15 refere, sobre este yoga, que os seus nativos são eficientes a ganhar e a  acumular riqueza , serão atraentes   e bem conhecidos na sua comunidade, serão providos de algumas capacidades relevantes  e conhecerão uma felicidade moderada.

Como é de esperar, os efeitos do yoga podem variar em alguma dimensão, devido à posição do regente do Ascendente. Se este ocupar uma das casas dusthanas, – 6ª, 8ª, 12ª serão de esperar resultados menos felizes do que se ocupar uma casa trina como a 9ª ( quando os planetas estão colocados nas casas Apoklima) ou a 5ª quando os planetas ocupam  casas Panapara). Do mesmo modo, sabendo que os planetas maléficos dão bons resultados nas casas upachaya, a colocação  destes, pelo menos em maioria, na 3ª e 6ª casas e dos planetas benéficos nas restantes casas produz um yoga com resultados mais evidentes e fortes. Alguns autores salientam o facto de que este yoga permite o crescimento e o desenvolvimento da pessoa mas de forma gradual. Esta pessoa tem a possibilidade de adquirir uma vida materialmente estável mas será ciosa dos seus bens e posses, não gostando de dar  dinheiro nem de participar em ações de caridade.  Estas pessoas têm o dom de saber como fazer dinheiro e estão sempre a pensar em novas formas de aumentar o que já têm, colocando nesse esforço uma boa parte de toda a sua energia. Mas, à medida que vão acumulando posses, sentem a necessidade de não se separarem delas. Este é, deste modo, um yoga que inclina para uma atitude materialista em relação à vida.

Leave a Reply