Nabhasa Yogas-Akriti Yogas # 8, Hala Yoga

agric

O termo «Hala» relaciona-se com um arado  e este yoga, segundo a tradição, faz da pessoa um agricultor. Existem 3 variações deste yoga:

  • Todos os planetas estão colocados na 2ª, 6ª e 10ª casas;
  • Todos os planetas estão colocados na 3ª , 7ª e 11ª casas;
  • Todos os planetas estão colocados na 4ª, 8ª e 12ª casas.

Este yoga forma-se deste modo quando todos os planetas estão colocados em casas trinas em relação uns aos outros, com exceção do Ascendente.

As pessoas com este yoga ganham dinheiro através de muito esforço físico e, segundo os textos antigos, têm um apetite voraz ;  são pobres , vivendo na penúria e na miséria.  Trabalham no campo e dedicam-se à criação de animais domésticos. Um certo tom de menosprezo dos comentadores deste yoga  exprime o pouco valor, em termos de classe social , dado aos trabalhadores do campo pelas elites tradicionais, pois estas pessoas estavam na cauda da sociedade. Alguns textos antigos referem que esta colocação de planetas indica que os nativos têm que despender grande esforço e trabalhar arduamente para ganhar a vida.

Alguns autores da Jyotish referem que este yoga indica uma pessoa que também pode ganhar a vida através do comércio familiar, trabalhando com a ajuda de familiares. No seu comentário a este yoga, o Dr. B.V. Raman refere que este yoga se encontra, segundo a sua experiência, em muitos horóscopos de pessoas que vivem de facto da agricultura, do negócio imobiliário, de  arrendamento de terrenos, etc.

O Hala yoga mostra que o nativo trabalhará em posições servis e que enfrentará muitas lutas na vida. Será precisa muita determinação e persistência nos objetivos para garantir algum sucesso na vida.

Leave a Reply