Nabhasa yogas- Akriti yogas #5- Gada Yoga, Sakata Yoga e Vihaga Yoga

aas

Estes yogas formam-se quando todos os planetas ocupam duas casas kendra : a 1ª  a  4ª , a  7ª e a 10ª.

O Gada Yoga forma-se quando os planetas ocupam 2 casas kendra sucessivas, existindo 4 variantes: a) todos os planetas ocupam a 1ª e a 4ª casas; b) todos os planetas ocupam a 4ª e a 7ª casas; c) os planetas ocupam a 7ª e a 10ª casas; d) todos os planetas ocupam a 10ª e a 1ª casa. Há quem considere que estes são 4 yogas distintos e mão meras variantes do Gada yoga. Assim, temos respetivamente Gada yoga, Sanaha yoga, Vibhuka yoga, Dhuriya yoga.  Estes yogas implicam que os planetas estão colocados em quadratura, embora isso na Jyotish não seja considerado, como na Astrologia ocidental, algo maléfico, antes pelo contrário, estes yogas dão efeitos positivos. Segundo a tradição, este yoga torna o nativo rico e espiritual ou religioso.

O Sakata Yoga forma-se quando todos os planetas estão colocados na 1ª casa ou Ascendente e na 7ª casa. Este é um yoga maléfico que afeta a saúde e o cônjuge. O nativo será doente e terá um cônjuge com natureza briguenta. A tradição diz que  ganhará a vida através de trabalho manual.

O Vihaga yoga forma-se quando todos os planetas estão colocados na 4ª e na 10ª casas.  São atribuídos efeitos negativos a este yoga. Segundo a tradição, o nativo será um viajante, sendo obrigado a estar sempre em movimento; será mau  e briguento e contará mentiras para enganar os outros.

No seu comentário a estes yogas, B. V. Raman (300 Important Combinations) lembra que a totalidade do horóscopo e a sua força geral devem ser analisados antes de se concluir resultados definitivos a partir dos Nabhasa yogas, opinião com a qual concordamos, sobretudo quando se têm em conta efeitos no plano material destes yogas.

Leave a Reply