Sankhya Yogas #1, Vallaki (Veena) yoga

haa

Iniciamos hoje a caracterização do grupo  Sankkya yogas que integram os Nabhasa yogas, com o yoga Vallaki.

Este yoga forma-se quando todos os planetas ocupam sete signos, sejam estes quais forem.  Este yoga também é conhecido como «Veena Yoga».

Quanto aos resultados, este yoga torna a pessoa popular, com muito amigos, amante das belas artes, instruída , feliz e famosa. Rahu e Ketu, como habitualmente, não são considerados nestes yogas. Estes nativos gostam de música, de dançar, de tocar instrumentos musicais. A sua disposição é amável e cordial. Terão muitas competências, serão sábios e reconhecidos como o chefe na sua família. Terão entusiasmo pela vida  e gostarão de fazer o que é correto.

No seu comentário a este yoga, o Dr. B. V. Raman faz notar que, como este yoga apenas se refere à colocação dos planetas em sete signos, é por vezes absorvido por outros Nabhasa yogas mais poderosos, situação em que deixa de ser referenciado como Vallaki yoga.

Dado que os sete planetas terão que ocupar sete ou menos casas no horóscopo, haverá sempre um ou outro Sankhya yoga no horóscopo que, tal como o Dr. Raman refere, é por vezes  assimilado por um outro Nabhasa yoga. Porém, isso retira a importância a estes yogas? O investigador G. k. Goel discorda , afirmando que os Nabhasa yogas têm o seu significado específico na natividade e funcionam como um catalisador, atuando de forma combinada, ou seja, dão resultados em combinação  e com a ajuda de outros yogas. Deste modo, quando se encontra um Sankhya yoga no horóscopo,(e que se baseia no número de signos ocupados pelos planetas), deve analisar-se se existe mais algum yoga Nabhasa no horóscopo através do qual o Sankhya yoga pode operar. Estes yogas modificam os efeitos de outros yogas, na opinião deste investigador.

Leave a Reply