Sankhya Yogas #2- Damnia Yoga

nic

Este yoga forma-se quando todos os planetas se encontram colocados em seis signos, quaisquer que estes sejam, ocupando assim 6 casas.

Os autores clássicos apresentaram efeitos nem sempre coincidentes acerca deste yoga. Vahara Mihira afirmou que este yoga dá uma natureza caridosa, fazendo com que o nativo esteja sempre disposto a ajudar os outros. Saravali e outros consideraram que este yoga também dá inteligência, riqueza e fama, dependendo, é claro, os seus efeitos, da globalidade do horóscopo. Se as seis casas ocupadas pelos planetas incluírem as mais auspiciosas, como a 5ª ou 9ª,  e estas estiverem ocupadas por planetas benéficos, os efeitos serão mais fortes.

Na generalidade dos casos, todos os autores tradicionais estão de acordo em que este yoga favorece o caráter dos nativos, dando-lhes uma postura reta em termos ético-morais, gentileza  no modo de ser, riqueza ganha por meios legítimos, capacidade de influência social. Acrescentam ainda que estas pessoas obterão uma excelente reputação e terão filhos que também alcançarão respeito por parte da comunidade. Para além disso, estas pessoas serão instruídas, podendo mesmo tornar-se conhecidos académicos. Terão força de caráter e trabalharão para o bem comum, possuindo uma noção de «serviço»  que as torna úteis e bem conhecidas na sociedade.

Convém, entretanto, não esquecer o que foi dito no primeiro artigo sobre os Sankhya yogas: estes yogas operam com o auxílio de outros Nabhasa yogas e os seus efeitos dependem grandemente da existência de outros yogas deste grupo, bem como da disposição geral dos planetas no horóscopo, tendo em conta as regras gerais da força do horóscopo. Deste modo, duas pessoas diferentes com o mesmo Damnia (ou Damina ou Dama) yoga podem, na verdade, experimentar efeitos bem diferentes.

2 thoughts on “Sankhya Yogas #2- Damnia Yoga”

    1. Caro Valdemir
      A Astrologia Jyotish não considera os planetas exteriores, por isso, quando contar os planetas não inclua esses, caso contrário a leitura ficará errada. Rahu e Ketu também não são considerados.

Leave a Reply