Sankhya yogas #4, Kedara Yoga

agri

Este yoga forma-se quando todos os planetas ocupam 4 signos/casas do horóscopo.

Quanto aos efeitos, este yoga faz com que os nativos ganhem a vida através do trabalho da Terra. Dá também um caráter generoso, fazendo com que gostem de ajudar os outros, podendo grandes benfeitores dos outros. Estes nativos ganharão a vida pelo seu próprio esforço. Terão boas qualidades morais, sendo respeitadores da verdade e do dever; serão, no entanto, lentos a tomar decisões, a menos que outros bons yogas ajudem a superar esta dificuldade. Também poderão ganhar honras e riqueza.

Segundo Saravali, este yoga dá também um pobre intelecto, ou um  fraco poder de compreensão. É de notar, no entanto, que outros fatores do horóscopo devem confirmar isto antes de se tirar esta conclusão pois os Nabhasa yogas e, nomeadamente, os Sankhya yogas, atuam através da presença de outras configurações no horóscopo.

O investigador G. K. Goel salienta que, quando este yoga é constituído pela presença de todos os planetas nas quatro casas kendra torna-se poderoso e automaticamente  operante. Outra das configurações que tornam este yoga poderoso  são a colocação dos planetas em 4 casas consecutivas, situação em que se torna também automaticamente operante. Neste caso, este yoga será um dos mais auspiciosos.

Os Sankhya yogas, baseados apenas no número de signos/casas do horóscopo ocupados pela totalidade dos planetas (à exceção de Rahu e Ketu, que não são considerados), como se compreenderá, não podem, só por si, produzir efeitos diretos. Assim, mais uma vez, é preciso verificar se existe um outro Nabhasa yoga que atue em conformidade com estes (todos os horóscopos têm um Sankhya yoga) para percebermos completamente como se manifestará o yoga na vida da pessoa.

Leave a Reply