Asraya Yogas #1, Rajju yoga

invej

Hoje iniciamos a caracterização de mais um subgrupo de yogas que fazem parte dos Nabhasa yogas: trata-se dos Asraya yogas, que são três e estão relacionados com a caracterização dos signos como fixos, mutáveis ou cardinais. No caso presente, o Rajju  yoga forma-se quando todos os planetas estão colocados nos signos cardinais: Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.

Quanto aos efeitos, as pessoas com este yoga são atraentes e com charme, gostam de viajar e procurarão acumular riqueza em países estrangeiros, desde que  a colocação dos planetas seja em signos benéficos. Terão  boa saúde  e sorte em paragens longínquas, fora do seu lugar de nascimento. Segundo a tradição, porém, terão um caráter cruel e podem ser invejosos. A natureza mutável do comportamento destas pessoas faz com que, em geral, sejam vistas como pouco confiáveis e oportunistas. Segundo alguns autores tradicionais, estas pessoas têm tendência para desenvolver comportamentos injustos e até mesmo ilegais. Os signos cardinais são signos de ação, razão pela qual se diz que estas pessoas terão muita dificuldade em estar no mesmo lugar de forma permanente.

Os efeitos deste yoga dependerão também das casas  do horóscopo abrangidas pelo yoga , bem como da dignidade dos planetas em relação aos signos em que estiverem colocados: signo amigo, próprio signo, signo mooltrikona, etc.

Parashara,  um autor fundador dos princípios da Astrologia Jyotish, referiu várias características deste yoga, considerando que ele funciona como um catalisador em relação à manifestação de outros yogas, nomeadamente do grupo dos Nabhasa yogas, devendo-se ter em conta a análise conjunta de todos os Nabhasa yogas presentes no horóscopo. Assim, tal como sucede com os outros  subgrupos dos Nabhasa yogas , deve ser analisado o horóscopo na sua globalidade, antes de se interpretar os efeitos destes yogas.

Leave a Reply