Asraya Yogas – Nala Yoga

esp

Este yoga forma-se quando todos os planetas estão colocados em signos mutáveisGémeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Para que o yoga exista apenas estes signos deverão estar ocupados no horóscopo.  A maioria dos autores também defende que todos os signos mutáveis deverão estar ocupados para que o yoga se forme, não devendo haver nenhum vazio.

Quanto aos seus efeitos, este yoga produz deformações ou defeitos físicos, a par com inteligência e sagacidade. A tradição afirma ainda que a pessoa sofre por desapontamentos e depressão. Alguns autores especificam que com este yoga,  há alguma deformidade física e  esta pode  ser a falta de uma perna. Estes nativos têm, apesar disso, grande talento para ganhar dinheiro, ajudarão os amigos e os familiares e terão uma disposição agradável.

Os nativos  deste yoga são flexíveis e capazes de adaptação, são gentis e delicados. Não são, no entanto, dotados de um corpo saudável e bem constituído. Gostam de se divertir e mudam frequentemente a sua orientação na ação, o que gera instabilidade mental.

Como os Asraya yogas se formam envolvendo planetas que formam ângulos em relação uns aos outros, por vezes estes yogas coincidem com outros Nabhasa yogas que também envolvem relações angulares, como acontece com os yogas Gada, Shakata, Vihaga, Vajra, Yava e, Kamala.  Assim, muitos autores consideram que a força destes  últimos yogas depende, na verdade , de um dos Asraya yogas: Rajju, Musala ou Nala yoga.  Quando  o yoga se forma em casas angulares a partir do Ascendente, os  seus efeitos são mais fortes. Sempre que um Nabhasa yoga se forma envolvendo casas angulares entre si, haverá sempre também presente um dos Asraya yogas.

O investigador G. K Goel nota que  os efeitos mais fortes dos Asraya yogas acontecem quando estes coincidem com as casas kendra do horóscopo tomando por ponto de partida o Ascendente. Quando se forma em casas panapara ou  apoklima  os seus efeitos são menos fortes e sentem-se na segunda parte da vida.

Finalmente, em todos os Asraya yogas o Sol, Mercúrio e Vénus estão sempre juntos no mesmo signo (devido à velocidade dos movimentos destes planetas). O Sol atua  , nestes casos, como um  planeta benéfico.

Leave a Reply