Dala yogas- Srik (Mala) Yoga

 

happ

O Srik yoga é um dos dois Dala yogas, subgrupo dos Nabhasa yogas que temos vindo a explicitar. Este yoga é oposto ao Sarpa yoga, o outro Dala yoga. Forma-se quando todos os planetas benéficos ocupam casas Kendra a partir do Ascendente. Isto significa que todos os planetas benéficos e todos os planetas maléficos estão separados entre si em termos de colocação nas casas. Uma outra versão aceita a formação do yoga  quando, para além de estarem separados entre si, estão colocados em casas angulares uns em relação aos outros, embora não em  casas kendra a partir do Ascendente (separados por 4, 7 ou 10 casas) .Também não se exige a ocupação de todas as casas Kendra ( 1,4,7, 10) ,considerando-se que o yoga existe se 3 casas Kendra estão ocupadas.

  1. V. Raman, (300 Important Combinations) afirma que , para efeitos dos Dala yogas, a Lua não deve ser considerada, tendo em conta apenas o Sol, Marte e Saturno como os maléficos e Mercúrio Vénus e Júpiter entre os benéficos. Julgamos porém, interessantes as indicações dadas pelo investigador da Jyotish, G. K Goel, a propósito do papel do Sol e da Lua nos Nabhasa yogas. Assim, para este autor, o Sol , considerado como um natural maléfico ,nos Nabhasa yogas deverá ser considerado benéfico se estiver conjunto com outros planetas benéficos ou , pelo contrário, quando estiver associado com planetas maléficos ou sem receber qualquer aspeto, deverá ser considerado como maléfico. A Lua atua sempre como benéfico, segundo este autor; Marte, Saturno  atuam como maléficos; Vénus, Júpiter  e Mercúrio, bem como a Lua e o Sol quando associado com benéficos, atuam como benéficos. G. K. Goel considera um erro a opinião de alguns autores da Jyotyish ( como é o caso do Dr. B. V. Raman) a negação  da inclusão da Lua na formação  deste yoga, no qual Vénus e Mercúrio estão sempre juntos.  Porém, para que o yoga produza resultados,  este autor também considera que a Lua deve estar associada com planetas benéficos e  numa casa angular ou kendra. Sempre que Júpiter e a Lua estiverem também em casas angulares (formando  o yoga Gaja kesari) o poder de este yoga produzir bons resultados aumenta consideravelmente.  O poder do yoga é  também maior se o regente do Ascendente for um planeta benéfico.

Quanto aos resultados, este yoga traz conforto e posses, permitindo à pessoa possuir carros e gozar de felicidade na vida. Estas pessoas possuirão tudo o que lhes permite gozar a vida em pleno. Também serão parceiros leais no casamento, atraindo para a sua vida um cônjuge com bom caráter.

Segundo Parashara, sempre que 3 casas kendra estão ocupadas por benéficos (sem associação com maléficos) todas as restantes casas verão melhorados os seus efeitos.  Ainda segundo este grande mestre da Jyoyish, a presença de planetas benéficos nas casas Kendra produz uma personalidade serena, benevolente e correta, não  se movendo segundo a ganância a paixão ou a  ambição desmedida, o que ajuda realmente a ter uma vida feliz.

Leave a Reply