O signo Carneiro na 2ª Casa do Horóscopo

entrep

Para evitar repetições, aconselhamos os leitores a lembrar os significados da 2ª casa do horóscopo, bem como uma pequena introdução ao tema desta série de artigos, o que poderão fazer aqui.

A colocação do signo de Carneiro na 2ª casa – o que sucede para os nativos com Ascendente no signo de Peixes–  leva estes nativos a  serem empreendedores e a gostarem de correr riscos, preferindo apostar num negócio ou atividade empresarial em que são os seus próprios «patrões». Há um gosto pela aventura, por escolher uma profissão independente, na qual não precisam de «prestar contas» nem obedecer a outros, e possam determinar as suas próprias escolhas  e opções. O gosto por testar as suas capacidades pode levar a preferir uma profissão sem uma carreira estruturada e com alguma incerteza à mistura. O signo Carneiro  tem regência de Marte que dá coragem, capacidade para inovar, competências de liderança, embora com estilo «autoritário» em que o diálogo é inexistente ou irrelevante. Quando é preciso tomar decisões, estes nativos tendem a decidir pela sua cabeça, sem dar muita importância a quaisquer opiniões contrárias.

Marte, o regente de Carneiro é um signo que  impele para a escolha de uma profissão em que as qualidades individuais estão em destaque, tanto no que se refere a qualidades psicológicas e humanas, como inteligência, aptidões de liderança, coragem e empreendedorismo, a par com a capacidade para criar e inovar e também competências físicas, podendo haver tendência para escolher uma profissão  tradicionalmente masculina como as engenharias, o trabalho com metais e químicos, etc. . Igualmente apelativas podem ser a profissão de bombeiro, de médico cirurgião, de polícia ou militar, de  gestor ou analista de sistemas ou financeiro, construtor civil, etc. Se Marte estiver mal posicionado ou receber maus aspetos, pode inclinar o nativo para uma «profissão» à margem da lei.

Os nativos com o signo Carneiro na 2ª casa   podem ser trabalhadores incansáveis, podendo acumular bastante riqueza pelo próprio esforço mas ,  a menos que Marte esteja bem colocado no horóscopo, podem desenvolver uma natureza astuta em relação às suas fontes de rendimento, que se traduz, em alguns casos, por comportamentos à margem da lei, ou o que vulgarmente se chama «ganhar dinheiro através de falcatruas». Estes nativos podem ser egoístas em relação às suas posses, não gostando de dar nada do que lhes pertence a ninguém, pensando primeiro em si mesmos. Os mais generosos podem dar, mas apenas quando se asseguram de que o que dão «não lhes fará falta».  Tendem, além disso, a exprimir-se com aspereza, ainda que o  lhes suavize esta tendência. Explodem, no entanto, de vez em quando, com impaciência , o que não ajuda muito a paz na vida familiar.

Marte, o regente de Carneiro, tem empatia com o empresário, o aventureiro, o explorador, o líder, o investigador que gosta de iniciar caminhos novos e de experimentar coisas apenas antevistas por si. A personalidade muito assertiva e a coragem assinalável torna-os bons líderes de outros mas a impulsividade e a tendência para ultrapassar todos os limites- inclusivamente os financeiros- pode levar a considerar que é um elemento demasiado arriscado, sobretudo para as mentes conservadoras dos investidores. É-lhes difícil trabalhar com um orçamento limitado, ou com a imposição de regras muito definidas pois, nessa situação, bloqueiam e não conseguem dar o melhor de si.  Alguns podem sentir-se atraídos pela vida marginal, não precisando, para isso, de «sujar as mãos» por entrarem numa vida aberta de crime: podem simplesmente tornar-se agiotas, etc., lucrando com a dor dos outros, ou usar formas mais subtis de manipulação e de calculismo financeiro para ganhar grandes somas à custa do mal de outros, como acontece tantas vezes na especulação financeira que pode trazer lucros avultados. De modo geral, no entanto, estes nativos são simplesmente pessoas que adoram a adrenalina de «poder ganhar  ou perder tudo», só para testar até que ponto são capazes de se erguer no meio das dificuldades. Quando perdem dinheiro, não ficam a olhar para o que foi perdido, avançam antes para um novo empreendimento, com a confiança de que «desta vez é que é». Estas características tornam necessário rodearem-se de bons conselheiros que os impeçam de  se precipitar devido a mau  cálculo do risco e das expetativas de retorno financeiro pois tendem a não pensar muito nos riscos quando se envolvem em algum projeto.

A educação nos primeiros tempos de vida pode ter revelado uma criança com dificuldade em concentrar-se nas matérias convencionais, talvez também instável psicologicamente pois , normalmente, a menos que Marte esteja forte e bem colocado, a vida familiar, tanto nos primeiros tempos de vida como mais tarde, tende a sofrer perturbações devido a um ambiente pouco harmonioso. Há tendência para discussões e desentendimentos na família. Também pode haver inclinação para mentir e/ou para levar uma vida pouco saudável no que se refere à alimentação, bebida, etc.. Se Marte estiver mal colocado,  pode mesmo haver muita agressividade na vida familiar, o que não ajuda nada a educação, que pode sofrer quebras ou mesmo abandono, em alguns casos.

2 thoughts on “O signo Carneiro na 2ª Casa do Horóscopo”

  1. Boa noite,
    Gostava de fazer uma sugestão e, por favor, não entenda isto como um atrevimento da minha parte. Gostaria que editasse um livro de Astrologia Jyotish em lingua portuguesa. Acho que haveria publico muito interessado na ciência sagrada que é a Astrologia védica.

    1. Agradeço a sugestão mas penso que a publicação no site serve melhor os leitores, pelo menos neste momento. Já estão ao dispor dos leitores muitas centenas de artigos abordando muitos aspetos diferentes da Astrologia Jyotish. e continuaremos a publicar.

Leave a Reply