Sankhya yogas #5 – Shoola Yoga

fru

Este yoga forma-se quando todos os planetas- à exceção de Rahu e Ketu- ocupam 3 signos/casas do horóscopo.  Existe a convicção, na tradição, de que este yoga ( e os dois outros restantes, com planetas em 2 ou em 1 casa) traz má sorte para os nativos. O próprio nome deste yoga significa «espinho», aludindo ao facto de que estas pessoas não terão meios para alcançar o sucesso na vida, embora sejam inteligentes; serão corajosas e alcançarão a fama no campo de batalha (ou, nos dias de hoje, pela coragem que revelam perante os obstáculos que lhes surgem no caminho) mas serão alvo do desprezo da sociedade e, talvez em parte por isso, serão agressivas e mesmo violentas no comportamento. São pessoas corajosas, desprovidas de riqueza e cruéis.

Parashara, na sua obra Hora Sastra  afirma que estes nativos são muito inteligentes e que explorarão muitos caminhos diferentes e diversas vocações para ganhar a vida. E ganharão a vida através de atividades de compra e venda. Não terão muita saúde e também podem não conseguir ter filhos. São astutos e vivem de expedientes, nunca alcançando uma riqueza sólida e constante.

O investigador G. k. Goel, a propósito deste yoga  afirma que , quando este envolve 3 casas angulares a partir do Ascendente, isso indica claramente  uma pessoa muito astuta e capaz de muitas maquinações para atingir os seus objetivos. A sua reputação e riqueza, no entanto, não serão nunca sólidas nem estáveis, estando sujeitas a flutuações.  Afirma ainda que estes indivíduos são pessoas difíceis na interação com os outros..

O investigador B. V. Raman, na sua obra 300 Important Combinations nota que este yoga, tal como os dois últimos que consideram a colocação de todos os planetas em 2 ou em 1 signo, têm a fama de causar pobreza na vida dos nativos, bem como uma personalidade tão agressiva que os outros rejeitam a sua companhia, tornando-se miseráveis. A colocação de todos os planetas no interior de uma órbita de 90º terá por efeito a libertação de forças negativas que impedem os planetas benéficos de dar bons resultados. Porém, como este autor refere, os Nabhasa yogas não atuam isolados e é por isso necessário analisar o horóscopo como um todo. Os nativos com este yoga podem de facto passar por uma vida de batalhas e guardar disso uma série de «feridas» mas podem , ainda assim, ter um caráter elevado e não serem pobres, dependendo da força do Ascendente e do seu regente e da Lua. A nossa experiência também comprova isto, encontrando-se nativos que, embora manifestem dificuldades na vida que são atribuíveis a este yoga, não manifestam nem os traços de caráter, nem a  falta de meios para serem bem sucedidos na vida.

Há assim que ter em conta que é sempre necessário analisar o horóscopo como um todo e que nenhum fator isolado no horóscopo tem valor absoluto.

Leave a Reply