Trânsitos de Saturno #1- Sade Sati

dsert

Saturno é, em conjunto com Rahu e Ketu, um dos «grandes maléficos», responsável por trazer lições específicas do karma em momentos bem determinados das nossas vidas. Por outro lado, a Lua é decisiva na determinação do destino individual segundo a Astrologia Jyotish. Por essa razão, o trânsito de Saturno pela Lua de nascimento é considerado um período da maior importância para o destino individual. E, sendo os seus  efeitos muitas vezes difíceis, não admira que o «período de 7 anos e meio» ou Sade Sati , correspondente ao trânsito de Saturno pelo signo que antecede a Lua, pelo signo da Lua e pelo signo imediatamente a seguir à Lua (Saturno leva mais ou menos 30 anos a dar uma volta ao Zodíaco, o que dá cerca de 2 anos e meio em cada signo) é temido pela generalidade das pessoas. Porém, tal como acontece com algumas outras configurações do horóscopo que são alvo de temores e, muitas vezes, de interpretações erradas (dosha de Marte, Kalsarpa yoga, etc) também, no que se refere ao grande trânsito de Saturno, é preciso desmistificar muito do que se diz sobre esta matéria. Note-se que não pretendemos dizer que este trânsito de Saturno não traz muitas dificuldades e problemas difíceis de enfrentar e de resolver; para muitos será assim; mas, o que queremos dizer, é que não tem que ser necessariamente assim. Tudo depende da configuração do horóscopo, do estado de Saturno e da sua colocação no horóscopo de nascimento, do período dasha-antardasha e do Ascendente  da pessoa. Nos casos em que Saturno é inimigo do regente do Ascendente ou rege casas maléficas para esse Ascendente, será de esperar que os seus trânsitos sejam mais difíceis. Por ex., Saturno rege casas  maléficas  para o Ascendente Caranguejo, Virgem e Peixes. E é  grande inimigo do Sol e  inimigo de Ketu.

Trânsito Sade Sati de Saturno

Cada pessoa experiencia pelo menos um período do trânsito Sade Sati de Saturno. A maioria experiencia dois destes períodos e uma outra parte experiencia 3 ciclos destes ao longo da vida (quando, por ex., nasce durante este trânsito de Saturno ou imediatamente a seguir).

1º ciclo: quando ocorre o primeiro trânsito de Saturno pela Lua, designado por Mangu Sani,  a saúde da criança é afetada, bem como a sua educação. Este trânsito é, porém, segundo diz a tradição, benéfico para o pai da criança.

2º ciclo: este ciclo ocorre na vida adulta, quando o indivíduo tem 30 ou mais anos. Designa-se por Pongu Sani e diz-se que este  2º período traz boa fortuna e bons eventos para a vida do nativo sendo, no entanto, menos positivo para o pai.

3ª ciclo: Este ciclo designa-se por Marana Sani e ocorre para alguns mas não todos os nativos, embora haja cada vez mais pessoas que passarão por ele, dada a maior longevidade  experimentada atualmente. Segundo a tradição, este ciclo afeta negativamente a saúde e pode mesmo indicar a morte do nativo. Para os que nasceram durante este trânsito de Saturno, isto significa que este ciclo pode diminuir a longevidade pois pode ocorrer pouco depois dos 50 anos. Para os que passarem por estes 3 ciclos, isto representa um forte peso kármico nas suas vidas pois passarão 22 anos e meio sob a influência deste trânsito de Saturno.

Para além destes ciclos, que se referem ao número de vezes que uma pessoa pode experienciar este trânsito de Saturno ao longo da vida, cada um destes ciclos , que dura 7 anos e meio, é dividido em 3 fases: a primeira, que corresponde ao trânsito de Saturno pelo signo/casa anterior ao signo onde está colocada a Lua, tem o nome de Viraya Sani. Este trânsito pela 12ª casa em relação à Lua indica perdas financeiras que podem ser avultadas, problemas em viagens de longa distância, perda de posição social e profissional, desprestígio, perda de boa reputação. Se acontece durante a infância ou no período de educação/formação, este período pode trazer problemas de concentração , desmotivação em relação aos estudos, maus resultados nos estudos devido a falta de interesse ou  de envolvimento do nativo.

A segunda fase deste trânsito  ocorre quando Saturno   transita pelo signo onde está colocada a Lua e chama-se  Janma Sani . Os efeitos deste trânsito têm em conta, obviamente, a força e a colocação da Lua no horóscopo de nascimento, considerando-se que, para aqueles que têm a Lua no signo Touro ou Caranguejo, (signo de exaltação ou próprio signo) os efeitos deste trânsito são bastante mais fáceis e suaves. Já para os que têm a Lua no planeta de debilitaçãoEscorpião– este período é mais difícil de enfrentar. Esta fase afeta o estado mental da pessoa, causando menos alegria ou falta de  motivação, preocupações, isolamento emocional com indiferença em relação aos familiares, menor envolvimento nas tarefas profissionais, problemas na carreira por causa disso.

A terceira e última fase deste trânsito chama-se Padha Sani ou Kudumba Sani  e corresponde ao trânsito de Saturno pela 2ª casa a partir da Lua. Mais uma vez, e dependendo do estado da Lua natal (e dos aspetos de outros planetas que a Lua recebe ou não, a casa onde está colocada, etc.,) esta fase pode trazer problemas financeiros, problemas na interação com os membros da família. A tradição afirma que, se houver mais do que um membro da família a atravessar este trânsito, pode haver muito sofrimento a nível familiar.  A mesma tradição afirma que pode haver tendência para acidentes, com fratura da perna.

Apesar de tudo o que foi dito e de muitas «verdades adquiridas» que se pronunciam a propósito deste trânsito de Saturno- uma delas, por ex., refere que os nativos com a Lua em Balança- signo no qual Saturno está exaltado – ou os que têm a Lua nos signos de Saturno- Capricórnio ou Aquário- não sofrem com este trânsito pois esta colocação da Lua diminuiria os efeitos nefastos. Porém, isto não é tão linear e exige a análise completa do horóscopo de cada um, não havendo «receitas universais» que sejam aplicáveis a qualquer um. Veja-se por ex., o caso de Mahatma Gandhi, Ascendente em  Balança e Lua em Caranguejo e que foi assassinado durante o Sade Sati de Saturno. Tradicionalmente tem-se aceitado que, sempre que Saturno recebe o aspeto de Júpiter em trânsito, os seus efeitos maléficos são reduzidos. Também se afirma que o trânsito pelo signo de Balança- no qual está exaltado- e no signo de Aquário- seu signo Mooltrikona- não produz efeitos  maléficos. Outros fatores  referidos para diminuir  os maus efeitos de Saturno são: um período dasha /bukti favorável no período do trânsito e a força das casas afetadas (12ª, 1ª e 2ª a partir da Lua),objetivada num número elevado de pontos (bindus) na força Ashtakvarga.

Voltaremos a falar dos trânsitos de Saturno num próximo artigo.

2 thoughts on “Trânsitos de Saturno #1- Sade Sati”

  1. Quando vocês vão disponibilizar a parte final sobre os signos na segunda casa (a saber, signo de Áries na cúspide da 2ª casa do mapa)? Estou ansioso!

Leave a Reply