Dala yogas- Sarpa (Bhujang )Yoga

sar

Este yoga é o oposto daquele que apresentámos no último artigo, o Srik yoga. Para que se forme o Sarpa yoga, todos os maléficos devem ocupar as casas Kendra. Note-se, a propósito que existe alguma divergência entre os investigadores da Jyotish, nomeadamente quando classificam os planetas como maléficos ou benéficos, quando se trata dos Nabhasa yogas. Remetemos o leitor para o artigo anterior, para se dar conta desta informação, a fim de evitar repetições.  Do mesmo modo que para o yoga Srik, pelo menos 3 casas angulares deverão estar ocupadas, sendo que, se estas coincidirem com as casas Kendra a partir do Ascendente,  o yoga é mais forte. Mas nenhuma casa kendra poderá conter planetas benéficos, para o yoga existir.

Os efeitos deste yoga não são bonitos: a tradição diz que a pessoa é um escroque, cruel, rodeado de miséria de todos os tipos, sofrendo de pobreza auto infligida, sempre pronto para comer e beber à custa dos outros. Esta pessoa é consumida pela ganância e paixão extremas.

Para alguns investigadores, como G. K. Goel, que considera que o Sol pode atuar como benéfico neste yoga, desde que esteja associado com outros planetas  benéficos, torna-se difícil e raro que este yoga esteja presente pois ele considera apenas Marte e Saturno como maléficos e, desta forma, as restantes casas Kendra podem conter planetas benéficos e, nessa circunstância, o yoga não acontece. Lembramos que os nodos, Rahu e Ketu não são considerados nestes yogas. Assim, na opinião deste autor, o yoga Sarpa apenas ocorre quando Saturno e Marte estão em casas Kendra e o Sol está colocado noutra casa kendra sem conjunção com Mercúrio nem  Vénus ou  Júpiter. O mesmo autor acrescenta que, quando Rahu e Ketu  também ocupam a 10ª e a 4ª casas, forma-se um yoga com efeitos muito adversos, embora não seja classificado como Nabhasa yoga.

Com este yoga terminámos a descrição dos 32 Nabhasa yogas . Lembramos as notas do Dr. B. V. Raman, sobre estes yogas, (300 Important Combinations)  por nos parecerem muito pertinentes: por vezes, há sobreposição entre os Nabhasa yogas- por ex. os Asraya yogas assemelham-se aos Akriti yogas. O mesmo acontece com os Sankhya yogas, que são muitas vezes idênticos aos Asraya yogas e os Dala yogas são por vezes idênticos aos Sankhya yogas. Sempre que isso acontece, um deles deixa de operar., como refere o sábio Vaharamihira.  Como regra geral, sempre que os Sankhya yogas coincidem com os Akriti yogas, estes últimos prevalecem; sempre que os Asraya yogas coincidem com o s Akriti, os anteriores deixam de funcionar; sempre que os Dala yogas coincidem com os Sankhya yogas, estes últimos deixam de funcionar; sempre que os Asraya yogas coincidem com os Sankhya yogas, apenas os primeiros funcionam e quando algum Asraya yoga coincide com o Gola Yoga apenas este último funciona.

Leave a Reply