Daridra Yoga

ccc

O Daridra yoga é um dos yogas que ninguém deseja ter no horóscopo, mesmo que não tenha a ambição de ser rico. Trata-se de um yoga de pobreza e forma-se quando o regente da 11ª casa está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa, ou seja, quando o regente da casa dos ganhos e da realização dos sonhos e ambições está colocado numa das casas dusthana, as casas maléficas do horóscopo.

Este yoga leva a pessoa a contrair grandes dívidas e perdas financeiras que produzem uma vida de pobreza mesmo quando há capacidade para ganhar dinheiro. Haverá sempre alguma coisa externa- impostos, auditorias fiscais, perda de vencimento, etc. que obrigará a viver em situação de aperto financeiro. De acordo com a tradição, este yoga também afeta o caráter moral da pessoa, levando-a a fazer más ações e a ser má.

Porém, o horóscopo como um todo deve ser analisado antes de se vaticinar estes resultados como bem nota o investigador da Jyotish, B. V. Raman (300 Important Combinations).  Na  sua opinião , quando este yoga está presente na 6ª casa  e o Ascendente (e o seu regente) é forte, os efeitos do yoga fazem-se sentir no  caráter, levando a pessoa a ser gananciosa e a fazer más ações para ganhar o mais possível (recorrendo a «esquemas» ou falcatruas) mas não produz necessariamente pobreza, levando antes o indivíduo a enveredar  por um caminho de crime ou de ilegalidade para ganhar o seu sustento. Mas, ainda neste caso, segundo alguns, a pessoa é obrigada a gastar muito por ser levada a tribunal e sofrer perdas financeiras devido a processos, o que acaba por lhe causar grandes dívidas e pobreza.

Alguns astrólogos fazem notar que a condição «daridra» (à letra pobreza) não deve ser entendida , nos dias de hoje, como era antigamente e que é preciso desmistificar um pouco o medo em relação a este yoga , fazendo notar que a «privação» a que se refere este yoga pode ser em relação à saúde, por ex., ou à ausência de paz mental, não sendo diretamente afetadas sempre as finanças ou a vida profissional. Indiretamente, porem, dizemos nós, a pessoa com falta de saúde  ou ausência de condições psicológicas de  equilíbrio mental acaba por perder eficácia no trabalho e pode incorrer em perdas financeiras por causa disso.  Mas há outras observações a fazer em relação aos efeitos deste yoga. Um deles será o estado do próprio regente da 11ª casa, em termos funcionais. Quando este rege simultaneamente uma casa maléfica, como acontece por ex., para os signos AscendentesPeixes, Touro, Aquário, Sagitário, Escorpião, Gémeos, Leão, é particularmente necessário analisar a sua força pois, se estiver fraco ou aflito por aspetos maléficos, será mais provável que o nativo sofra com a presença deste yoga que não é o único a ser responsável por uma situação de pobreza, como explicámos em outro artigo Assim, um yoga pode estar presente nominalmente e os seus efeitos não serem sentidos, e isto tanto acontece com os yogas maléficos, como é o caso deste, como com os que trazem sorte, riqueza, etc.

Assim, para muitos astrólogos, a mera presença do regente da 11ª casa numa casa maléfica é insuficiente para determinar a  presença ativa do Daridra yoga. È absolutamente indispensável determinar se o regente da 11ª casa atua de forma positiva ou, pelo contrário, de forma negativa no horóscopo, antes de prever quais os seus efeitos.

Leave a Reply