Dehakashta yoga

dur

Este é um yoga maléfico, como o próprio nome indica, pois significa dificuldades para o corpo. Encontrámos mais do que uma versão do yoga. Damos em primeiro lugar a do investigador da Jyotish, B. V. Raman (300 Important Combinations) : o yoga forma-se quando o regente do Ascendente está conjunto com um planeta maléfico ou está colocado na 8ª casa.

Os efeitos são fáceis de antever: os nativos experienciam ausência total de conforto físico. Isto significa que, durante a vida terão que sofrer fisicamente para ganharem o sustento, como acontece com os trabalhadores braçais e todos os que fazem trabalho pesado manual. Considera-se que o yoga é cancelado se o regente do Ascendente receber o aspeto de um benéfico como Vénus ou Júpiter.

Outra configuração deste yoga diz que o mesmo se forma quando  existem planetas maléficos colocados na 4ª e 6ª casas.  A 4ª casa, como sabemos, está associada à mãe, à felicidade subjetiva, aos bens imóveis e móveis, aos confortos e luxos; a 6ª casa relaciona-se com o trabalho e os colaboradores /colegas /subordinados, com a doença os inimigos, as dívidas , as situações de conflito. Quando ambas estão aflitas, as condições de conforto e de felicidade são negadas  tal como a propriedade de bens  móveis e imóveis; a saúde é atingida e as condições de trabalho não conseguem assegurar uma vida desafogada e sem problemas e a pessoa não consegue ser bem sucedida numa carreira , sendo difíceis todas as relações laborais. Produz-se assim fracasso a todos os níveis: físico, mental e material e o nativo leva uma vida miserável.  As condições do yoga podem ser minoradas se a 4ª e 6ª casas receberem aspetos benéficos.

Compreendemos ambas as formulações deste yoga embora consideremos que a configuração proposta pelo Dr. B. V. Raman é mais consistente com a essência do significado do yoga. No entanto, tanto uma como a outra são sem dúvida «assinaturas» difíceis de ignorar e, sobretudo, de aguentar na existência.

Leave a Reply