Dur Yoga

chap

Este yoga forma-se quando o regente da 10ª casa está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa. Estas são casas maléficas e, geralmente, quando os planetas estão aí colocados, perdem força e dão resultados adversos.

Este é pois um yoga muito desfavorável  pois a casa da nossa visibilidade e ação no mundo fica prejudicada severamente ao ter o seu regente numa das casas dusthana.

A pessoa com este yoga não obtém reconhecimento nem sucesso na carreira. Será objeto de desconsideração por parte dos outros e ela própria será egoísta e enganadora, sempre  à procura de alguma maneira de tirar vantagem para si  através das situações e de outras pessoas. A tradição diz ainda que esta pessoa viverá em lugar estrangeiro. Assim, conseguir um bom emprego é difícil ou, se este é conseguido, a pessoa não consegue mantê-lo; haverá preocupações constantes por causa do trabalho e do emprego, que produzem falta de paz mental , depressão, etc.  o yoga poderá produzir efeitos menos adversos no caso de o regente  da 10ª casa receber o aspeto de algum planeta benéfico. Os efeitos do yoga far-se-ão sentir de forma mais intensa no dasha ou subperíodo do regente da 10ª casa, sobretudo quando também estão ativos outros planetas maléficos do horóscopo.

Não é difícil compreender os efeitos deste yoga pois a 10ª casa é uma casa central para o sucesso da existência e para o reconhecimento por parte da comunidade a que se pertence. Há porém algumas diferenças na forma como os estudiosos da Jyotish veem este yoga: para o Dr. B. V. Raman, a colocação do regente  da 10ª numa casa maléfica prejudica a generalidade do modo de vida da pessoa e a sua felicidade e realização pessoal. O indivíduo perde a capacidade de agir de acordo com as qualidades humanas superiores e torna-se um pária da sociedade, manifestando apenas as qualidades inferiores e negativas do ser humano. O yoga atinge por isso não apenas a qualidade exterior da vida que se pode ter mas o próprio caráter e a personalidade. Alguns autores, porém, enfatizam apenas um dos efeitos: uns defendem que o yoga causa problemas na área profissional e na capacidade de ganhar dinheiro; outros enfatizam a perda de qualidades morais pelo indivíduo. Boa parte da  tradição diz que os nativos são egoístas e glutões, sempre  prontos a prejudicar os outros. Nesta linha, outro  efeito apontado para  este yoga é que impossibilita a pessoa de usar os seus talentos naturais superiores, pelo que  a condena a viver através de trabalho manual. O Dr B. V. Raman (300 Important combinations) refere que a colocação menos má do regente da 10ª casa, neste yoga, é na 12ª  casa pois, embora prive a pessoa de ganhar dinheiro usando os seus talentos, permite que esta tenha qualidades espirituais de caráter , podendo  ser, por isso, respeitada pela comunidade, o que, nas restantes casas dusthana, que são mais maléficas, isso não é possível.

Por nós, pensamos que a interpretação do Dr Raman é equilibrada e de acordo com o que é usual na Astrologia Jyotish em que as qualidades materiais e espirituais são ambas afetadas pelas configurações do horóscopo, quaisquer que estas sejam.

Leave a Reply