Sareera Soukhya yoga

bbd

Este yoga ocorre quando o regente do Ascendente e Júpiter ou Vénus  estão colocados numa casa kendra. (1, 4, 7, 10).

Este yoga permite  uma longa vida, riqueza e  a obtenção de favores das autoridades políticas.

No seu comentário a este yoga, B. V. Raman (300 Hundred Important Combinations)  faz notar que este yoga é muito comum mas raramente é visível nos seus efeitos. Porém, acrescenta, a colocação do regente do Ascendente e de ambos os planetas  benéficos, Júpiter e Vénus em casas kendra, produz uma configuração poderosa capaz de fazer frutificar o yoga em todo o seu esplendor. Para maior eficácia do yoga, Vénus e Júpiter não deverão ocupar a mesma casa do horóscopo.

Para alguns signos Ascendentes, este pode ser efetivamente um yoga poderoso . Veja-se  por ex:

Para o Ascendente Carneiro, quando Júpiter ocupa a 4ª casa, no signo de Caranguejo exaltado e Vénus ocupa o próprio signo, na 7ª casa estando o regente do Ascendente, Marte, colocado na 10ª casa exaltado em Capricórnio;

Para o Ascendente Gémeos, quando o regente do Ascendente, Mercúrio, ocupa a 4ª casa no signo mooltrikona/exaltação, Júpiter ocupa o signo Mooltrikona na 7ª casa e Vénus ocupa  a 10ª casa, no seu signo de exaltação, Peixes;

Para o Ascendente Caranguejo, quando Júpiter está colocado na 1ª casa, exaltado, Vénus ocupa a 4ª casa,  no signo mooltrikona e a Lua está colocada no signo de Carneiro, na 10ª casa;

Para o Ascendente Virgem, quando Júpiter ocupa a 4ª casa no signo mooltrikona Sagitário, Vénus está colocado na 7ª casa no signo de exaltação Peixes e o regente do Ascendente está colocado na 1ª casa, no seu signo mooltrikona/exaltação.

Para o Ascendente Balança, quando Júpiter está colocado na 10ª casa no signo de exaltação, Vénus, regente do Ascendente, está colocado na 1ª casa, no signo mooltrikona.

Para o Ascendente Capricórnio, quando Júpiter está colocado na 7ª casa  no signo de exaltação e  Vénus ocupa a 10ª casa, no próprio signo e Saturno, o regente do Ascendente está colocado na 1ª ou na 10ª casa, exaltado em conjunção com vénus.

Este yoga é um pouco mais fraco no caso dos Ascendentes Caranguejo e Balança, pois, no primeiro caso,  a Lua não está colocada no próprio signo nem no signo de exaltação e, no segundo, Vénus é simultaneamente regente do Ascendente, o que faz com que apenas duas casas kendra sejam ocupadas mas, ainda assim, são configurações poderosas do horóscopo.

Os nativos que tiverem qualquer uma destas combinações serão pessoas  que se destacam muito acima do comum na realização e conquista dos objetivos da vida terrena e nos benefícios que esta pode conceder a todos os níveis. Para os restantes signos Ascendentes, o yoga forma-se mas não atinge a capacidade de sucesso que as configurações referidas permitem.

Leave a Reply