Krisanga Yogas

cans

Estes  yogas afetam de forma negativa a constituição física e formam-se de dois modos:

1) O regente do Ascendente está colocado num signo «seco» ou  que tem a regência de um «planeta seco». Os signos secos são: Carneiro, Touro, Gémeos, Leão, Virgem e Sagitário. Os planetas «secos» são: Sol, Marte e Saturno. Mercúrio, um planeta neutro, pode ser visto como «seco» em termos práticos. No seu comentário a este yoga o Dr B. V. Raman considera que o mesmo resultado deve ser inferido se o Ascendente e o seu regente caírem, em boa parte das divisionais, em signo/planeta «secos». Esta última inferência pressupõe a familiaridade dos leitores com as cartas divisionaisPara os que aprenderam a usar o software gratuito  da Jyotish que recomendamos é fácil num simples olhar verificar qual o signo em que «cai» o Ascendente e qual é o planeta regente desse signo, bastando para tal analisar brevemente as diferentes cartas divisionais apresentadas de imediato pelo programa, logo que este efetua os cálculos básicos do horóscopo e em que as divisionais aparecem  junto da D-1 , Rasi, ou  horóscopo de base.

2) Nesta segunda formação do yoga, o Ascendente, na divisional Navamsha  deve ter como regente um planeta «seco» e deve haver  planetas maléficos colocados no Ascendente. Não é necessário, neste caso, que o signo do Ascendente Navamsha seja um «signo seco». Por ex., quando o Ascendente nesta divisional é Escorpião, este não é um signo «seco» mas o seu regente, Marte, é um planeta seco.

Quanto aos seus efeitos, este yoga produz um corpo emaciado, magro e fraco e dores no corpo.

Convém entretanto lembrar aos nosso leitores que os yogas relacionados com a constituição física ,a  tendência para algumas doenças etc., hoje não se manifestam  da mesma forma como acontecia há milhares de anos quando os sábios da Jyotish delinearam os efeitos destas combinações no horóscopo. A medicina e os meios de tratamento que temos hoje, bem como as condições gerais de saúde e de higiene não são comparáveis e, por isso, sem desvalorizar embora estas descrições, devemos relativizá-las pois os conhecimentos e os meios de melhoramento geral da saúde ao alcance de cada um faz com que estas combinações possam passar mesmo despercebidas e pouco atuantes na vida das pessoas.  A ciência e bons hábitos de saúde  fazem verdadeiros milagres.

Leave a Reply