Sada Sanchara Yoga

bbb

Este yoga forma-se quando: o regente do Ascendente está colocado num signo cardinal; ou quando o regente do signo ocupado pelo regente do Ascendente está colocado num signo cardinal. Os signos cardinais são: Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio. Assim, se o Ascendente é, por ex., Caranguejo e a Lua, o seu regente , está colocada no signo Balança, que corresponde à 4ªcasa, poderá haver muitas mudanças de casa ao longo da vida,  quebras no processo de instrução, instabilidade a nível da segurança emocional, etc.

Quanto aos efeitos, os nativos com este yoga têm dificuldade em «assentar», movendo-se continuamente de um lugar para o outro. Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations)  faz notar que, se o Ascendente da D-1  (carta natal)  e da Navamsha (D-9) forem Cardinais os nativos não se conseguem fixar em nenhum lugar, andando sempre a mudar de um lado para o outro.

Alguns autores da Jyotish estendem o yoga não apenas ao regente do Ascendente  mas também a outros planetas. Assim, a colocação dos planetas em signos cardinais produz falta de estabilidade na área de vida simbolizada pelo planeta e pela casa onde este está colocado.

Estes nativos correm o risco de não se conseguirem firmar em objetivos definidos, mudando com frequência as suas intenções, interesses, etc. Pelo lado positivo, este yoga indica a forte probabilidade de estas pessoas viajarem com muita frequência ao longo da vida. E, se isto pode ser visto como uma vantagem por alguns, também é verdade que, sem alguma estabilidade, é difícil conseguir desenvolver uma vida bem sucedida: família, emprego ou carreira, instrução, laços afetivos com os outros, tudo isso pressupõe alguma estabilidade. O yoga não impede, no entanto, o sucesso, pois há quem o alcance por ex., desenvolvendo uma carreira associada às viagens ou aos próprios processos de mudança. Convenhamos, no entanto que, para a maioria, é difícil viver sempre a mudar de um lugar para  o outro, razão pela qual o yoga não é, geralmente, visto como positivo.

Leave a Reply