Madhya Vayasi Dhana yoga

dinh

Esta é mais uma combinação de riqueza. Este yoga forma-se quando os regentes do Ascendente, da 11ª casa e o regente da 2ª casa estão conjuntos numa casa trikona ou kendra  e recebem o aspeto de planetas benéficos. Para além disso, o regente da 2ª casa deve ter pontuação elevada na força Kala Bala. Esta força, que descrevemos quando falámos dos métodos quantitativos da Astrologia Jyotish, refere-se ao tempo.

Mais uma vez, verificamos que a ligação entre a 2ª e a 11ª casas pode dar origem a um poderoso Dhana yoga. Para que a força deste seja efetiva, o regente do Ascendente deve ter também ligação com os regentes das casas que dão riqueza , como fizemos notar em outro artigo. Assim, quando os regentes destas três casas estão conjuntos  numa casa auspiciosa , como é o caso das casas trikona e kendra, estão reunidas as condições para um yoga que trará excelentes resultados materiais. O aspeto de planetas benéficos, por seu lado, assegura a força do yoga e dos planetas que o constituem, faltando apenas comprovar que a relação desses planetas e a casa onde estão colocados é pelo menos de amizade aumentando o seu caráter benéfico caso algum dos planetas esteja colocado no próprio signo, signo mooltrikona  ou signo de exaltação.

Ao envolver a 2ª casa, que é a casa do desenvolvimento dos recursos próprios, tanto materiais como espirituais, este yoga faz depender a riqueza do esforço e do trabalho do nativo. A força Kala Bala do regente da 2ª casa assegura, por seu lado, que o nativo gozará a riqueza alcançada numa idade não muito avançada: segundo refere a tradição, essa riqueza será alcançada na meia idade, a tempo, portanto, de permitir que a pessoa usufrua dela durante muito tempo. Para a tradição, quando recebemos riqueza herdada sem termos tido que nos esforçar para a alcançar, esta é , na maioria das vezes, malbaratada , desaparecendo rapidamente; porém, se tivermos que trabalhar para a obter, a tendência é para a conservar, numa alusão ao valor que damos a tudo o que conquistamos por esforço próprio. A diferença entre estes Dhana yogas e os que referimos antes é exatamente a presença do regente da 2ª casa, uma casa de trabalho e de esforço pessoal ,para dominar o mundo concreto à nossa volta.

Leave a Reply